Análise do Ambiente Tecnológico Global

Para Churchill (2000), “o conhecimento científico, a pesquisa, as invenções e as inovações que resultem em bens e serviços novos ou aperfeiçoados constituem o ambiente tecnológico”. A necessidade de se manter atualizado em relação às novidades da tecnologia é agora mais importante para empresas que trabalham com clientes organizacionais, pois estes dependem ainda mais de […]


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Análise do Ambiente Natural Global

Churchill (2000) conceitua o ambiente natural como aquele que “envolve os recursos naturais disponíveis para a organização, ou ofertados por ela”. A capacidade de uma organização de oferecer bens e serviços aos clientes é também influenciada por diversos fatores, por exemplo, pelo clima da região onde está localizada a indústria, ou a cidade onde está […]


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Análise do Ambiente Social Global

Além destes aspectos já abordados, a organização também deve se atentar aos processos e às mudanças sociais, não deixando de analisar os valores, crenças e comportamentos da sociedade em questão. Mudanças do ambiente social podem tornar-se grandes desafios às empresas, principalmente se levarmos em consideração a questão da globalização. Churchill (2000) afirma que, para realizar […]


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Análise do Ambiente Político e Legal Global

Gilbert Churchill Jr. (2000) afirma que uma organização não funciona somente de acordo com suas próprias regras, mas esta deve servir a seus clientes e também atender à demanda governamental, e também atender seus stakeholders. Leis e regulamentos podem influenciar vários aspectos de uma organização, sendo alguns deles: a embalagem do produto, a política de […]


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Análise do Ambiente Econômico Global

De acordo com Churchill (2000), conhecer o ambiente econômico da organização ajuda na determinação da disposição dos clientes em gastar dinheiro com produtos e serviços. Os padrões de consumo estão diretamente ligados ao ciclo de negócios, que é definido como o padrão do nível de atividade econômica, que para o autor é formado pelas etapas: […]


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Análise do Ambiente Externo em Mercados Globais

A primeira ferramenta que pode-se utilizar para a tomada de decisão de se tornar uma empresa global é realizar uma análise do ambiente externo. Para Churchill e Peter (2003), a análise ambiental é a prática de acompanhar as mudanças no ambiente que poderão vir a afetar uma organização e também os mercados em que esta […]


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A Globalização e o Marketing

O fenômeno da globalização das economias e também a internacionalização dos negócios fez com que os mercados estrangeiros passasem a se tornar alvos estratégicos para empresas que atuavam exclusivamente em mercados domésticos. O processo de internacionalização, seja através da expansão das operações em mercados internos, ou na aquisições de insumos ou serviços, parece ter se […]


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Educação Financeira – 6 pontos para o sucesso

Categoria: Educação Financeira | 30.08.2010 | sem comentários

Ministrei recentemente uma palestra para a turma do 1º semestre de Administração na Anhanguera-Uniderp sobre os 6 pontos para o sucesso na educação financeira. Consegui gravar uma parte da palestra, que disponibilizo neste post, e também os slides utilizados. Segue o vídeo da palestra: E os slides utilizados: Educação Financeira – 6 pontos para o […]


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Módulo II – A Decisão de se tornar Global

Neste módulo iremos discutir os fatores que irão influenciar a decisão da empresa em abrir novos mercados em outros países. Serão abordados os aspectos relacionados à análise do ambiente externo (de uma maneira mais geral) e o comportamento do consumidor (de uma maneira mais específica). O objetivo deste segundo módulo é apresentar ferramentas já consolidadas […]


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Entrando no mercado internacional através do licenciamento

O licenciamento é uma forma simples de se envolver no marketing internacional. O licenciador emite uma autorização para uma empresa externa para utilizar-se de um processo produtivo, marca registrada, patente, segredo comercial ou qualquer outro item de valor, sob a condição do pagamento de uma taxa, ou royalty. O licenciador consegue entrada em um novo […]


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