Análise do Ambiente Social Global



Além destes aspectos já abordados, a organização também deve se atentar aos processos e às mudanças sociais, não deixando de analisar os valores, crenças e comportamentos da sociedade em questão. Mudanças do ambiente social podem tornar-se grandes desafios às empresas, principalmente se levarmos em consideração a questão da globalização.

Churchill (2000) afirma que, para realizar a descrição do ambiente social, é importante analisar dados demográficos básicos. A demografia é o estudo das características de uma população humana, incluindo, por exemplo: idade, índice de natalidade, índice de mortalidade, estado civil, instrução ou distribuição geográfica.

Deve haver uma preocupação de que a análise vá além de um único fator demográfico, considerando todos os fatores que podem influenciar o ambiente social, por exemplo: não é suficiente saber apenas quantas pessoas vieram do Rio de Janeiro em um determinado ano, você terá informações muito mais precisas se conseguir segmentar (dividir) estas pessoas em grupos de acordo com a profissão (aposentadas), estado civil (solteiros) ou fatores econômicos (nível de renda), que justifiquem que estes clientes façam refeições em restaurantes.



Comente





Posts Relacionados

  • Análise do Ambiente Natural GlobalAnálise do Ambiente Natural Global Churchill (2000) conceitua o ambiente natural como aquele que “envolve os recursos naturais disponíveis para a organização, ou ofertados por ela”. A capacidade de uma organização de […]
  • Análise do Ambiente Competitivo GlobalAnálise do Ambiente Competitivo Global Maximiano (2006) define que "o entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia". E para Serra, Torres e Torres (2004), uma […]
  • Análise do Ambiente Político e Legal GlobalAnálise do Ambiente Político e Legal Global Gilbert Churchill Jr. (2000) afirma que uma organização não funciona somente de acordo com suas próprias regras, mas esta deve servir a seus clientes e também atender à demanda […]
  • Análise do Ambiente Externo em Mercados GlobaisAnálise do Ambiente Externo em Mercados Globais A primeira ferramenta que pode-se utilizar para a tomada de decisão de se tornar uma empresa global é realizar uma análise do ambiente externo. Para Churchill e Peter (2003), a análise […]
  • Análise do Ambiente Tecnológico GlobalAnálise do Ambiente Tecnológico Global Para Churchill (2000), “o conhecimento científico, a pesquisa, as invenções e as inovações que resultem em bens e serviços novos ou aperfeiçoados constituem o ambiente tecnológico”. A […]
  • Análise do Ambiente EmpresarialAnálise do Ambiente Empresarial Para Andrews (1987) as principais sub-atividades da formulação de estratégia como atividade lógica incluem a identificação das oportunidades e ameaças no ambiente da empresa, adicionando […]