Análise do Ambiente Externo em Mercados Globais



A primeira ferramenta que pode-se utilizar para a tomada de decisão de se tornar uma empresa global é realizar uma análise do ambiente externo.
Para Churchill e Peter (2003), a análise ambiental é a prática de acompanhar as mudanças no ambiente que poderão vir a afetar uma organização e também os mercados em que esta atua.

Já Maximiano (2006) define que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo”.

Essas mudanças ocorrem, normalmente, em vários aspectos diferentes do ambiente externo, que pode ser visualizado na figura abaixo.

Ambiente externo das Organizações

Figura 3 - Aspectos do ambiente externo que influenciam as organizaçõesFonte: adaptado de Churchill, 2003.

Nesta etapa, não há necessidade de que você possua um conhecimento profundo em qualquer uma destas áreas específicas, mas apenas uma compreensão dos principais aspectos de cada uma já é o suficiente para a realização da análise.



Comente





Posts Relacionados

  • Análise do Ambiente Econômico GlobalAnálise do Ambiente Econômico Global De acordo com Churchill (2000), conhecer o ambiente econômico da organização ajuda na determinação da disposição dos clientes em gastar dinheiro com produtos e serviços. Os padrões de […]
  • Análise do Ambiente Tecnológico GlobalAnálise do Ambiente Tecnológico Global Para Churchill (2000), “o conhecimento científico, a pesquisa, as invenções e as inovações que resultem em bens e serviços novos ou aperfeiçoados constituem o ambiente tecnológico”. A […]
  • Análise do Ambiente Político e Legal GlobalAnálise do Ambiente Político e Legal Global Gilbert Churchill Jr. (2000) afirma que uma organização não funciona somente de acordo com suas próprias regras, mas esta deve servir a seus clientes e também atender à demanda […]
  • Análise do Ambiente Natural GlobalAnálise do Ambiente Natural Global Churchill (2000) conceitua o ambiente natural como aquele que “envolve os recursos naturais disponíveis para a organização, ou ofertados por ela”. A capacidade de uma organização de […]
  • Análise do Ambiente Social GlobalAnálise do Ambiente Social Global Além destes aspectos já abordados, a organização também deve se atentar aos processos e às mudanças sociais, não deixando de analisar os valores, crenças e comportamentos da sociedade em […]
  • Análise do Ambiente Competitivo GlobalAnálise do Ambiente Competitivo Global Maximiano (2006) define que "o entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia". E para Serra, Torres e Torres (2004), uma […]