Processo de Pesquisa de Marketing – Definir o Problema



A primeira etapa do processo de pesquisa de marketing é a definição do problema, que é quando alguém na organização precisa de informações para responder a uma pergunta.

Churchill (2003) coloca que esta pessoa pode querer, por exemplo, avaliar novas oportunidades de negócio, ou mesmo melhorar as práticas atuais. Como exemplo, uma equipe de desenvolvimento de produtos pode estar querendo saber qual o preço que os consumidores estão dispostos a pagar por um novo som estéreo para automóveis com um determinado conjunto de acessórios.

Assim, o profissional de marketing utiliza a pesquisa de marketing como ferramenta para ajudar na resposta à essas perguntas. Churchill (2003) coloca que quando os profissionais precisam de informações, estes devem decrever o problema e que tipo de informações podem ajudá-los a tomar uma decisão.



Comentários

  1. wilian disse:

    Ficou bem vago esse tópico. Procurei por: Como definir problema gerencial e problema de pesquisa. Só encontrei o óbvio.

  2. Tábatta disse:

    Essa referência que vc usa, Churchill (2003), é de que livro?

Comente





Posts Relacionados

  • Processo de Pesquisa de Marketing – Preparar RelatórioProcesso de Pesquisa de Marketing – Preparar Relatório Após utilizar das diferentes ferramentas de análise (incluindo as apresentadas neste trabalho), o próximo passo é condensar as principais informações obtidas em um relatório de […]
  • Processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)Processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Churchill (2000) coloca que "novos produtos são uma das chaves para o crescimento e sucesso de uma empresa". No entanto, não há como garantir que todo novo produto lançado por uma empresa […]
  • A pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos (P&D)A pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos (P&D) Na área do composto de marketing de produto, temos uma necessidade que hoje tem se tornado também muito importante para a evolução das empresas em novos mercados, que é a pesquisa e […]
  • O processo de compra e o MarketingO processo de compra e o Marketing Diariamente tomamos decisões relativos à aspectos da nossa vida diária. Mas dificilmente paramos para pensar em como ocorreu esse processo de tomada de decisão. Do ponto de vista de Dias […]
  • Processo de Pesquisa de Marketing – Analisar DadosProcesso de Pesquisa de Marketing – Analisar Dados Após o processo de tabulação dos dados, naturalmente partimos para a próxima etapa, a análise dos dados pesquisados. Com a disposição dos dados tendo sido corretamente, e com as médias […]
  • Processo de Pesquisa de Marketing – Coletar DadosProcesso de Pesquisa de Marketing – Coletar Dados Após o processo de definição do projeto, onde escolhe-se a metodologia a ser utilizada, agora deve-se partir para a coleta de dados. A etapa de ir a campo é quando finalmente, após as […]