Análise do Ambiente Natural Global



Churchill (2000) conceitua o ambiente natural como aquele que “envolve os recursos naturais disponíveis para a organização, ou ofertados por ela”. A capacidade de uma organização de oferecer bens e serviços aos clientes é também influenciada por diversos fatores, por exemplo, pelo clima da região onde está localizada a indústria, ou a cidade onde está localizado determinado comércio. Além disso, a organização influencia também o ambiente natural, quando gasta recursos, conseqüentemente aumentando ou diminuindo a poluição atmosférica.

Para realizar o processo produtivo, as empresas necessitam de recursos naturais. A disponibilidade dos produtos pelo preço que é cobrado dos clientes depende diretamente da disponibilidade dos recursos naturais envolvidos, que podem até ser escassos, principalmente quando a demanda é maior que a oferta (capacidade instalada de produção).

Muitas vezes, a preocupação com aspectos ambientais é não só necessário para a sobrevivência a longo prazo da humanidade (conforme discutido na ECO- 92, Rio de Janeiro), mas muitas vezes acaba por ser uma opção lucrativa. A responsabilidade ambiental pode também beneficiar uma organização das mais variadas maneiras.

O primeiro motivo é que a responsabilidade ambiental é um valor comum aos valores de várias pessoas. Para Churchill (2000), “alguns consumidores sentem-se melhor comprando um detergente ou ar- condicionado que não prejudique o meio ambiente”.

Os clientes das empresas podem também adquirir produtos ecologicamente corretos para reduzir as despesas de tratamento do lixo, ou também pela necessidade de respeitar leis ambientais, e o resultado desta operação é muitas vezes além das expectativas.



Comente





Posts Relacionados

  • Análise do Ambiente Social GlobalAnálise do Ambiente Social Global Além destes aspectos já abordados, a organização também deve se atentar aos processos e às mudanças sociais, não deixando de analisar os valores, crenças e comportamentos da sociedade em […]
  • Análise do Ambiente Tecnológico GlobalAnálise do Ambiente Tecnológico Global Para Churchill (2000), “o conhecimento científico, a pesquisa, as invenções e as inovações que resultem em bens e serviços novos ou aperfeiçoados constituem o ambiente tecnológico”. A […]
  • Análise do Ambiente Externo em Mercados GlobaisAnálise do Ambiente Externo em Mercados Globais A primeira ferramenta que pode-se utilizar para a tomada de decisão de se tornar uma empresa global é realizar uma análise do ambiente externo. Para Churchill e Peter (2003), a análise […]
  • Análise do Ambiente Político e Legal GlobalAnálise do Ambiente Político e Legal Global Gilbert Churchill Jr. (2000) afirma que uma organização não funciona somente de acordo com suas próprias regras, mas esta deve servir a seus clientes e também atender à demanda […]
  • Análise do Ambiente Competitivo GlobalAnálise do Ambiente Competitivo Global Maximiano (2006) define que "o entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia". E para Serra, Torres e Torres (2004), uma […]
  • Análise Natural do Ambiente ExternoAnálise Natural do Ambiente Externo Churchill (2000) afirma que o ambiente natural “envolve os recursos naturais disponíveis para a organização, ou ofertados por ela”. A capacidade de oferecer bens e serviços pode ser […]