Análise do Ambiente Político e Legal Global



Gilbert Churchill Jr. (2000) afirma que uma organização não funciona somente de acordo com suas próprias regras, mas esta deve servir a seus clientes e também atender à demanda governamental, e também atender seus stakeholders.

Leis e regulamentos podem influenciar vários aspectos de uma organização, sendo alguns deles: a embalagem do produto, a política de preços, a divulgação, as relações trabalhistas, e outros. Estas limitações da lei devem ser analisadas não só como uma limitação para a empresa, mas podendo ser também uma grande fonte de oportunidades, já que, manter-se dentro das leis não só ajuda a evitar multas e processos, mas também auxiliar na manutenção de uma boa relação de confiança com os clientes. (CHURCHILL, 2000)

Deve-se considerar uma determinada preocupação com a legislação vigente, mas também é necessário analisar a relação da organização com seus diversos grupos de interesse.

Associações civis, sindicatos e outros grupos de representação de classe fazem com que a empresa possa unir forças com outras organizações (às vezes até com empresas concorrentes), para que estas possam, juntas, defender os direitos de seu setor de negócios, ou até mesmo representar os interesses destas partes nas votações do Congresso Nacional.

Um conceito importante relacionado também ao aspecto político é o lobby, que é essencial para a aprovação (ou veto) de várias novas leis que muitas vezes podem até ser benéficas, mas que na maioria das vezes são prejudiciais à várias empresas.



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