Etapa 05 – Parametrização da Pesquisa

A fase de parametrização é responsável pela definição dos parâmetros. Escolher os parâmetros para  as resposta exige conformidade com os critérios previamente estabelecidos para a tabulação dos dados que pode ser eletrônica ou manual. As opções de resposta devem ser interpretadas pela tabulação como manifestação de satisfação ou insatisfação. (LUZ, 2003) Apesar do que fora […]


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Etapa 14 – Comparar resultados com a pesquisa anterior

Após o processo de aplicação da nova pesquisa de clima (segunda, terceira, quarta, etc…), o momento é de avaliar os resultados obtidos nesta pesquisa, e posteriormente fazer uma comparação destes resultados com os obtidos na pesquisa anterior. Esta comparação deve ser feita apenas para variáveis em comum entre as duas pesquisas. Dentro do possível, não […]


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A importância da pesquisa de clima organizacional

Categoria: Módulo I - Conceitos | 04.03.2010 | 9 comentários

Neste tópico iremos procurar discutir a importância da ferramenta de avaliação do clima organizacional, para a gestão estratégica de uma organização. Atualmente, para mobilizar e aproveitar plenamente as pessoas em suas atividades, as empresas estão mudando os seus conceitos e alterando as práticas gerenciais. (CHIAVENATO, 2004). A eficácia da organização depende do alcance dos objetivos, […]


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Variáveis Intervenientes

Categoria: Módulo I - Conceitos | 03.03.2010 | 1 comentário

Além dos fatores inerentes ao comportamento humano, deve-se também avaliar, de acordo com Likert (1971), a importância das medições das variáveis intervenientes por considerar que estas são consideradas um sistema de interaçâo e influência. Como o próprio termo diz, interveniente significa interferir; e os fatores intervenientes são caracterizados como os fatores que interferem no clima […]


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Quem deve avaliar a pesquisa de clima organizacional

Ricardo Luz (2007, p. 25) abordou alguns motivos para que a pesquisa de clima seja avaliada pelos funcionários do departamento de administração de recursos humanos. Os motivos são: Entendendo-se que a missão do departamento de administração de recursos humanos é manter os colaboradores satisfeitos e motivados, e para isto a pesquisa de clima organizacional é […]


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Princípios para a Formatação da Pesquisa de Clima

Hamilton Bueno (2008), identifica alguns princípios relevantes para quem vai aplicar uma Pesquisa de Clima Organizacional. O autor aborda que, a aplicação da pesquisa é um meio para se atingir um objetivo maior, assim, o foco de suas observações é que, no momento de se desenvolver a metodologia da pesquisa, o foco deve ser no […]


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Curso online gratuito de Gestão de Projetos

Categoria: Outros | 23.02.2010 | 45 comentários

Liberei para meus leitores um curso grátis de Gestão de Projetos. O curso contém AULAS EM VÍDEO de como elaborar e administrar projetos. Assista agora a primeira aula: *** UPDATE 23/09/2011 *** Foi criado agora um Blog Exclusivo de Gestão de Projetos, recheado de vídeos!!! Aproveitem!


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Curso online grátis de Teorias da Administração

Categoria: Outros | 02.02.2010 | 27 comentários

Liberei para meus leitores um curso grátis de Teorias da Administração. O curso  e contém AULAS EM VÍDEO sobre a história da Administração. Segue a primeira aula:


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Como ganhar dinheiro vendendo o grátis

Categoria: Artigos | 25.01.2010 | 13 comentários

O físico americano Chris Anderson, é editor-chefe da Revista Wired, curador do TED (evento com “ideias que vale a pena espalhar”) e evangelizador do conceito da “Cauda Longa” (a qual muitos erroneamente o entitulam criador). Com estes três bons motivos já era considerado uma das pessoas mais “badaladas” da Internet. Em Agosto de 2009, lançou seu mais novo […]


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Decidindo em que mercados entrar

O próximo passo do processo de marketing internacional é decidir em que mercados entrar, e nesta situação a empresa precisa definir objetivos e políticas de marketing. Qual a proporção das vendas que será perseguida no mercado externo? A maior parte das companhias começa pequena quando vão para fora do país. (KOTLER e KELLER, 2006) As […]


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