O primeiro conceito são as restrições, que podem ser definidas como fatores que podem vir a impedir o andamento de um projeto.
Normalmente, o gerente de projetos (que será melhor discutido no Módulo III deste curso) é o responsável por definir, junto aos stakeholders (partes interessadas), quais são estes fatores, para que sejam tratados já desde o início do projeto.
Divide-se as restrições em três tipos básicos, conhecidos como a tríade da gestão de projetos, que são: tempo, custo e qualidade.
É importante ressaltar que a própria definição de projetos que será utilizada ao longo deste material é baseada exatamente nestas três restrições, lembrando que um projeto é um:
- Empreendimento temporário (começo, meio e fim bem definidos; (restrição de tempo)
- Que tem por objetivo fornecer um produto singular; (restrição de qualidade)
- Dentro de restrições orçamentárias. (restrição de custo)
As restrições são extremamente importantes também por ser a partir delas que se define que um projeto teve ou não sucesso. Um projeto de sucesso é definido como aquele que é concluído respeitando estas três restrições.
Por isso, estas restrições serão re-discutidas e utilizadas por todo o projeto,então vamos apresentar um breve exemplo de cada uma delas, para ajudar na compreensão.
Restrição: Tempo
Quanto à restrição de tempo, podemos utilizar como exemplo uma ceia de natal, que acontece na noite do dia 24 de dezembro.
Esta data é uma restrição de tempo para o projeto, no sentido de que não adianta o custo estar adequado, a qualidade da comida de acordo com o que se espera, mas se a refeição só ficar pronta no dia 25 de dezembro.
Restrição: Qualidade
A restrição de qualidade é um conceito um pouco mais complexo, já que ele não é uma característica extremamente fácil de se quantificar.
Em um projeto, preciso conhecer meus stakeholders, para saber o que é qualidade para eles, e como estou trabalhando com um produto singular ao desenvolver um projeto, minhas restrição é ter de oferecer este produto de acordo com as especificações definidas previamente, já no início do projeto.
Ainda dentro do exemplo do projeto de realização da ceia de natal, a restrição de qualidade pode ter a ver com um índice mínimo de satisfação com a comida, por parte dos convidados.
Ao longo e também ao final de cada etapa do projeto é necessário controlar e garantir que o produto que está sendo desenvolvido está dentro dos parâmetros de qualidade, e é isto que definirá o sucesso de um projeto.
Restrição: Custo
E a última restrição é a de custo (ou de orçamento), que é o fator de quanto o projeto vai custar.
Ainda no exemplo da ceia de natal, a restrição orçamentária pode ser um valor pré-definido para ser gasto no evento, por exemplo, de R$1.500,00.
Este valor irá balizar todos os investimentos necessários para que este projeto (neste caso, o evento) aconteça.
Ou seja, não adianta novamente ter um buffet personalizado para cada convidado, mas custar o dobro do que há de capital reservado para o projeto.