Áreas do Conhecimento em Projetos



O PMBOK® é subdividido em nove áreas de conhecimento (também chamadas de gerências), que serão apresentadas brevemente.

Estas mesmas nove áreas serão discutidas detalhadamente no Módulo IV, pois são o ponto central deste material, que buscará apresentar cada uma das dimensões do gerenciamento de projetos.

As gerências são divididas em primárias e secundárias, com a gerência de integração sendo responsável pela interação entre todas as áreas, de acordo com a figura 2.

Áreas de Conhecimento em Projetos

Figura 2 – As nove áreas de conhecimento em projetos

Fonte: Ávila, 2008

 

De forma alguma o nome secundárias quer dizer que as respectivas gerências sejam menos importantes, mas quer dizer que elas dão suporte às outras quatro gerências primárias, que tratam do núcleo do projeto.

Gerências Principais

Escopo

A gerência de escopo é a área que define os processos que buscam garantir que o projeto execute todo e apenas o trabalho necessário para entregar o produto designado com sucesso.

Tempo

Já a gerência de tempo é constituida por processos que buscam garantir que o projeto será completado dentro do prazo previsto.

Custos

A gerência de custos é a área que cuida das atividades desenvolvidas para que o projeto seja finalizado dentro do orçamento previsto.

Qualidade

E a última gerência primária, a de qualidade, inclui os processos que garantem que o projeto satisfará as necessidades dos stakeholders as quais ele fora criado para satisfazer.

Gerências Secundárias

Recursos Humanos

A gerência de recursos humanos é a área que descreve as ferramentas necessárias para se ter um melhor aproveitamento de todas as pessoas envolvidas no projeto.

Comunicações

Já a gerência de comunicações descreve os processos que buscam garantir a geração, coleção, disseminação, armazenamento e disponibilização das informações do projeto no tempo e na forma adequada.

Riscos

A gerência de risco descreve as atividades que se referem à identificação, análise e respostas a todo e qualquer risco que possa influenciar o projeto.

Suprimentos

A gerência de suprimentos (ou aquisições) é a área que descreve os processos de aquisição de materiais e serviços externos à organização, para garantir a correta evolução do projeto.

Integração

E, por último, a gerência de integração inclui as atividades realizadas para garantir que os vários elementos do projeto estão devidamente coordenados.



Comente





Posts Relacionados

  • Os 10 processos de Recursos Humanos (RH)Os 10 processos de Recursos Humanos (RH) Não deixe de assistir ao vídeo explicando os 10 processos de RH: Recrutamento Conceito: É o processo de obter um grupo adequado de candidatos, proporcionando assim mais opções à área […]
  • Dicas de como ser um líder exponencialDicas de como ser um líder exponencial O mercado atual é pautado pela qualidade e velocidade, por isso, é importante que o gestor tenha uma liderança exponencial. O progresso das tecnologias transforma o ritmo de vida […]
  • Cinco tendências para empresários terem mais tempoCinco tendências para empresários terem mais tempo Quem trabalha conectado globalmente, muitas vezes, em empresas multinacionais ou mesmo na gestão de um negócio de sucesso, sabe que as 24 horas de um dia são insuficientes para realizar […]
  • Premissas para o Gerenciamento de ProjetosPremissas para o Gerenciamento de Projetos Além das restrições de um projeto, existem também as premissas, que são fatores que, para que o projeto seja executado, devem ser assumidos como reais. As premissas são eventos, […]
  • Restrições em Gestão de ProjetosRestrições em Gestão de Projetos O primeiro conceito são as restrições, que podem ser definidas como fatores que podem vir a impedir o andamento de um projeto. Normalmente, o gerente de projetos (que será melhor […]
  • Elaborando Indicadores – Indicadores de QualidadeElaborando Indicadores – Indicadores de Qualidade O que são Os Indicadores da Qualidade, ou Indicadores da Satisfação dos Clientes, medem como o produto ou serviço é percebido pelo cliente e a capacidade do processo em atender os […]