Project Management Institute – PMI



Com todo este movimento ao redor do mundo, o conhecimento adquirido em gerenciamento de projeto passou a ser discutido em congressos, onde se tomou a decisão de se crirar o Project Management International, fundado em 1969.
Desde a fundação do PMI® – Project Management Institute (Instituto de Gestão de Projetos), em 1969 na Filadélfia, Pensilvânia EUA (XAVIER, 2005, p.3), por Jim Snyder com mais quatro voluntários nos EUA. A Administração de Projeto, Gerenciamento de Projeto, Gestão de Projeto ou Metodologia, seja qual for à denominação, hoje empresas de diversos segmentos reconhecem a importância da sua aplicação, das habilidades, os conhecimentos técnicos relacionado aos objetivos direcionados ao projeto pré-defindos pelos stakeholders (MAXIMIANO, 2002, p.61; HELDMAN, 2005, p.4).
O Brasil, depois dos Estados Unidos, foi o primeiro país a constituir um Chapter (o Chapter é a filial do PMI nos diferentes locais), no início dos anos 80.
Porém em 1984 foi destituído o Chapter Brasil. Após 14 anos, em São Paulo, com a expansão e as necessidades dos conhecimentos e suas aplicabilidades, foi aberto o Chapter São Paulo, e já no ano de 1999 foi a vez do Estado de Rio de Janeiro, e com a constante preocupação do avanço da tecnologia de Sistemas de Informações, e com a demanda exigente das organizações patrocinadoras por propostas e prestações de contas consistentes e com melhores resultados dos projetos, com a escassez dos recursos financiadores e a constante necessidade de otimizar a utilização do recurso físico e financeiro alocado ao projeto.
Por isso, em agosto de 2003, no Rio de Janeiro, oficializou-se a criação do Chapter PMI®-RJ, que atuou e disseminou pelo Brasil afora, as melhores ferramentas na execução e da boa utilização do Gerenciamento de Projeto.



Comente





Posts Relacionados

  • PMBoK – Guide to the Project Management Body of KnowledgePMBoK – Guide to the Project Management Body of Knowledge Uma das primeiras iniciativas com a criação do PMI, foi estabelecer um documento que criasse uma linguagem comum, internacionalmente, para todas as entidades que trabalhavam com Gestão de […]
  • Histórico da Gestão de ProjetosHistórico da Gestão de Projetos Vamos agora falar um pouco do histórico da gestão de projetos, que é uma área de conhecimento bastante recente. Durante a história, a civilização humana trabalha e desenvolve projetos já […]
  • Conceito de ProjetoConceito de Projeto O projeto, sinteticamente falando, é composto de três restrições: tempo, custo e qualidade. Conforme Maximiano (2002, p.26), a definição de projeto é “um empreendimento temporário de […]
  • A Gestão de ProjetosA Gestão de Projetos Simplificando a definição, a Gestão (ou Gerência, ou Gerenciamento) de Projetos é a disciplina de reduzir ao máximo os riscos de um projeto, durante todo o seu ciclo de vida. O risco de […]
  • Estruturas Organizacionais para Gerenciamento de ProjetosEstruturas Organizacionais para Gerenciamento de Projetos Uma última, porém não menos importante, discussão diz respeito à questão das diferentes estruturas organizacionais. Parte-se do princípio que cerca de 90% dos projetos são realizados […]
  • Módulo I – Conceito de ProjetoMódulo I – Conceito de Projeto A Gestão de Projetos é hoje uma das áreas de administração que mais crescem, tanto em número de publicações (o que indica que há muita pesquisa sendo desenvolvida), tanto em vagas de […]