Definindo seu plano de marketing internacional

A quarta etapa é a definição de quais estratégias e planos de ação de marketing serão utilizadas. Companhias internacionais precisam decidir o quanto preciso para adaptar sua estratégia de marketing às condições locais. Num extremo estão as companhias que usam um composto de marketing (definiremos e discutiremos mais detalhes do composto de marketing no módulo […]


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Investimento direto para entrada em novos mercados

A última forma de investimento no exterior é o investimento integral e direto em uma empresa no exterior. A empresa pode comprar parte ou todo o interesse em uma companhia local, ou construir sua própria fábrica. Se o mercado parecer grande demais, possuir sua filial no exterior apresenta excelentes vantagens para a empresa. Primeiramente, a […]


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Joint Ventures como forma de entrar em mercados internacionais

Investidores externos podem também formar alianças com investidores locais para criar uma joint venture, onde são partilhados a propriedade e o controle. Kotler e Keller (2006) citam como exemplo: • A Coca-cola e a Nestlé uniram forças para desenvolver o mercado de chá e café “prontos para beber”, que hoje em dia tem vendido grande […]


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Entrando em um mercado através da exportação direta ou indireta

A via tradicional para se envolver no mercado internacional é através da exportação. A exportação ocasional dita um nível passivo de envolvimento, pois a organização exporta apenas de vez em quando, por sua própria iniciativa ou como resposta a solicitações de fora. A exportação ativa (direta) toma lugar quando a empresa faz um compromisso de […]


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Decidindo como entrar em um mercado internacional

Uma vez que a empresa decida atingir determinado país, tem então que determinar a melhor maneira de entrar. Em geral, a empresa possui quatro modos diferentes de entrada em novos países, que serão tratadas abaixo, sob a ótica do comprometimento, risco, controle e potencial de lucro: Exportação direta e indireta Licenciamento Joint Ventures Investimento direto


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Exemplo de cruzamento de dados da pesquisa

Uma outra forma de obter dados interessantes é realizar a análise de dados cruzados. O cruzamento de dados é interessante para se obter informações adicionais na hora de analisar os resultados. Vamos agora, utilizando os dados do tópico anterior, demonstrar um exemplo de um cruzamento de dados. Figura 9 – Dados para análise cruzada Fonte: […]


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Manifestação do Clima Organizacional nas Empresas

Categoria: Módulo I - Conceitos | 12.03.2010 | 7 comentários

Conforme Luz (2003, p. 48), o clima da organização se manifesta através de indicadores, ou seja, sinais quanto ao seu estado. É muito freqüente encontrarmos empresas que possuem um clima organizacional ruim, apresentando: Alto índice de rotatividade de pessoal: este indicador avaliando a taxa de contratações e demissões, e serve para apontar uma média baixa […]


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Etapa 08 -Tabulação e análise dos resultados

Esta etapa tem como objetivo a tabulação dos dados, seja de forma manual ou informatizado. A tabulação serve para calcular o percentual dos funcionários satisfeitos em relação às diferentes variáveis pesquisadas. (Luz, 2003, p. 83). A tabulação manual de uma pesquisa realizada com um número grande de pessoas é cansativa e trabalhosa. Por esse motivo,  […]


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Etapa 07 – Aplicação do questionário e coleta dos dados

A etapa 07 consiste então na aplicação da pesquisa no público-alvo, para a coleta dos dados em campo. É decidido nessa etapa quem será responsável pela execução da pesquisa. Se será uma equipe da empresa, consultores, ou ambos, e também deve ser definido como serão coletadas as respostas, se será por correio, ou através da […]


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Etapa 06 – Divulgação da pesquisa

Para obter uma participação maciça dos funcionários na realização da pesquisa deve-se realizar uma boa divulgação e também buscar apoio da alta administração da organização nesta fase. A divulgação da pesquisa consiste em uma sensibilização dos funcionários diante dessa ação institucional, e deve demonstrar também o comprometimento e apoio da alta direção com a causa. Relembrando […]


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