Processo de Pesquisa de Marketing – Analisar Dados

Após o processo de tabulação dos dados, naturalmente partimos para a próxima etapa, a análise dos dados pesquisados. Com a disposição dos dados tendo sido corretamente, e com as médias calculadas e os dados de questões cruzadas, é hora de fazer uma análise bastante detalhada destes dados. Parte da análise será a identificação das características […]


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Processo de Pesquisa de Marketing – Coletar Dados

Após o processo de definição do projeto, onde escolhe-se a metodologia a ser utilizada, agora deve-se partir para a coleta de dados. A etapa de ir a campo é quando finalmente, após as definições iniciais, parte-se para a prática e obtém-se as informações que serão utilizadas na análise dos dados. Nesta etapa, um dos critérios […]


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Processo de Pesquisa de Marketing – Definir o Projeto

A próxima etapa após a definição do problema, é definir o projeto de pesquisa, que inclui a definição de como vai ocorrer o processo de planejamento da coleta dos dados, e também como estes dados serão analisados. Churchill (2003) afirma que quanto mais partes interessadas estiverem envolvidas no processo de elaboração do projeto de pesquisa, […]


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Processo de Pesquisa de Marketing – Definir o Problema

A primeira etapa do processo de pesquisa de marketing é a definição do problema, que é quando alguém na organização precisa de informações para responder a uma pergunta. Churchill (2003) coloca que esta pessoa pode querer, por exemplo, avaliar novas oportunidades de negócio, ou mesmo melhorar as práticas atuais. Como exemplo, uma equipe de desenvolvimento […]


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Processo de Pesquisa de Marketing

O processo de pesquisa de marketing é composto então por 5 etapas bem definidas e seqüenciais, a seguir: 1. Definir o problema; 2. Definir o projeto (objetivo, justificativa e metodologia); 3. Coletar dados; 4. Analisar dados; 5. Preparar o relatório. Analisaremos agora cada etapa do processo de pesquisa de marketing, buscando evidenciar os pontos mais […]


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Pesquisa de Marketing Internacional

Entendendo-se então toda a diversidade de consumidores que são encontrados quando se atua nos mercados globais, um dos primeiros passos no processo de compreender melhor os consumidores internacionais e seu comportamento individual e específico é realizar uma pesquisa de marketing. A pesquisa de marketing, segundo define Dias (2004), envolve coleta e análise de informações ligadas […]


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Por que estudar o comportamento do consumidor?

O estudo do comportamento dos consumidores fornece a base para que o profissional de marketing atue de modo a satisfazer as necessidades e vontades de seu mercado-alvo, além de contribuir para o processo de troca. Compreender os consumidores e o processo de consumo proporciona uma série de benefícios. Entre esses benefícios, segundo Mowen e Minor […]


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Comportamento do Consumidor Internacional

Diante da diversidade de comportamentos e estilos de vida existentes atualmente, que já não se limita apenas aos fatores tradicionais, como nacionalidade,localização, religião, profissão, estado civil, escolaridade; as pessoas passaram a se diferenciar através de atividades, interesses e opiniões. Com isso, as empresas sentiram a necessidade de acompanhar estas transformações, para atender às expectativas dos […]


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Análise do Ambiente Competitivo Global

Maximiano (2006) define que “o entendimento das forças competitivas de um ramo de negócios é fundamental para o desenvolvimento da estratégia”. E para Serra, Torres e Torres (2004), uma das maneiras de se realizar uma análise do ambiente competitivo, é através da utilização do modelo de cinco forças competitivas, de Michael Porter. O modelo permite […]


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Análise do Ambiente Tecnológico Global

Para Churchill (2000), “o conhecimento científico, a pesquisa, as invenções e as inovações que resultem em bens e serviços novos ou aperfeiçoados constituem o ambiente tecnológico”. A necessidade de se manter atualizado em relação às novidades da tecnologia é agora mais importante para empresas que trabalham com clientes organizacionais, pois estes dependem ainda mais de […]


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