É vantajoso fazer uma pós-graduação?

Categoria: Outros | 10.07.2014 | sem comentários



Após concluir o curso de graduação, e ter passado longos anos estudando, muita gente se pergunta se é mesmo necessário e vantajoso fazer uma pós-graduação.

Uma pós tem como função principal aprofundar o conhecimento em uma determinada área, mas também é a oportunidade para quem deseja ampliar a atuação profissional, dar suporta à alguma competência que ficou com carência ou ainda, quem deseja entrar na carreira acadêmica.

Fazê-la ou não, vai depender do seu objetivo profissional. Em alguns casos, cursos técnicos são muito mais relevantes.

Pense que, fazer uma pós somente para constar no currículo, não é uma boa alternativa. Deve haver uma real necessidade dentro das funções dela, como as que citamos acima.
O curso exige investimento de dinheiro e tempo, e só será vantajoso se der retorno em conhecimento e reconhecimento compatíveis.

Como tirar maior proveito da sua pós-graduação

Se você decidiu que deve sim fazer uma pós-graduação, então deve tirar o máximo proveito dela. Não a encare somente como um título, mas como uma grande oportunidade de aperfeiçoamento profissional como um todo.

Além do aprendizado, a pós deve ser usada para ampliar sua rede de contatos e praticar aquilo que é aprendido. Aproveite esse período para participar do maior número de eventos, conhecer pessoas e estabelecer conexões.

Diferente da graduação, em uma pós, é necessário fazer pesquisas e trabalhos práticos. Considere-os como reais oportunidades de aprendizado, onde ainda são permitidos erros.

Como escolher uma boa pós-graduação

Para que seus objetivos sejam efetivamente alcançados, é importante escolher uma boa pós-graduação.

A primeira coisa a ser feita é uma pesquisa dos cursos disponíveis na área. Avalie bem qual atende às suas necessidades.

Atente-se também para a qualidade da instituição e como ela é vista pelo mercado de trabalho.

Os professores é outro fator que deve ser levado em consideração na hora da escolha. Verifique a didática de ensino, se estão preocupados em atualizar-se e oferecer o que há de mais recente no mercado.



Comente





Posts Relacionados