A necessidade de um gestor estratégico no agronegócio



Com a crescente globalização dos mercados mundiais, o agronegócio MS está cada vez mais em evidência. Entretanto, o surgimento de novas empresas tem gerado um aumento na competitividade nesse setor.

Dentro desse ambiente de mudança, risco crescente e incertezas, os empreendedores estão sendo forçados a alterar suas estratégias e repensar suas formas de organização, tanto em nível interno e de produção, como também no nível externo, na forma das suas relações com as outras empresas.
Mas, tão importante quanto o reconhecimento da concorrência em seus respectivos mercados, é a articulação entre elas que juntas tentam buscar meios de conseguir inovações tecnológicas, gerenciais, etc.

Mesmo que por um lado isso seja bom, pois a competitividade gera novas perspectivas de negócio, por outro lado gera novos problemas e desafios que devem ser superados, ocasionando em um grande esforço e adaptação por parte das organizações. Dentro deste cenário o papel do gestor ganha cada vez mais destaque.
É dentro desse ambiente de mudanças que o gestor de agronegócio deve elaborar estratégias competitivas, através de novas concepções, ações e atitudes, levando em consideração a produtividade, custo e eficiência através de ferramentas empresariais modernas de planejamento, organização, direção e avaliação aplicadas ao agronegócio.

Além disso, ele deve criar planos de marketing, estruturar e gerir a unidade de inteligência de negócios, desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado e elaborar os documentos de gestão ou captação de recursos por intermédio de Planos de Negócio.

O gestor tem que adaptar a sua empresa aos novos cenários, de forma que ela consiga “controlar ou perceber” as forças que agem sobre o setor, conseguindo antecipar possíveis problemas que possa ameaçar o posicionamento mercadológico da empresa ou então oportunidades que possa destacar a empresa dentro do mercado.

Essa necessidade que o mercado atual demanda em relação ao gestor estratégico voltado ao agronegócio cresce cada vez mais fazendo com que diversas instituições de ensino ofereçam cursos de pós-graduação voltada para essa área.



Comente





Posts Relacionados

  • Análise Tecnológica do Ambiente ExternoAnálise Tecnológica do Ambiente Externo Para Churchill (2000), “o conhecimento científico, a pesquisa, as invenções e as inovações que resultem em bens e serviços novos ou aperfeiçoados constituem o ambiente […]
  • Modelo de Fluxo de Caixa PessoalModelo de Fluxo de Caixa Pessoal Como exemplo relacionamos logo abaixo os itens que compõe o fluxo de caixa do proprietário ou pessoa física, classificando a receita ou renda pessoal e suas respectivas despesas pessoais. […]
  • Etapa 11 – Assessorar a implantação e gerenciamento do Plano de AçãoEtapa 11 – Assessorar a implantação e gerenciamento do Plano de Ação A pessoa responsável pela pesquisa de clima em si, seja um consultor externo ou interno, ou até alguém da equipe de recursos humanos deve ficar responsável em assessorar todo o processo de […]
  • Saiba mais sobre planejamento financeiro e evite sobrecarga fiscalSaiba mais sobre planejamento financeiro e evite sobrecarga fiscal O fim do ano se aproxima e as empresas já começaram a realizar seus balanços financeiros para gerar relatórios de suas empresas e colher os frutos do trabalho árduo ao longo de um ano. Se […]
  • Etapa 05 – Parametrização da PesquisaEtapa 05 – Parametrização da Pesquisa A fase de parametrização é responsável pela definição dos parâmetros. Escolher os parâmetros para  as resposta exige conformidade com os critérios previamente estabelecidos para a […]
  • Como calcular a depreciaçãoComo calcular a depreciação Achou muito difícil? Faça este curso completo agora e aprenda a calcular a depreciação, com auxílio do professor! Clique aqui! O método mais simples de calcular a depreciação de um bem […]