A diferença entre o trabalho em grupo e o trabalho em equipe

Categoria: Gestão de Equipes | 30.09.2014 | sem comentários



Grupo e equipe são muitas vezes utilizados como sinônimos. Contudo, neste momento, uma diferenciação entre eles faz-se necessária para ressaltar aspectos que aumentam a efetividade do trabalho. Esses termos referem-se a formas diferentes de agir e reagir de um conjunto de pessoas na busca do alcance de resultados.
Cada grupo constrói um clima emocional próprio através da interação e de relações de troca entre seus membros. Um grupo dificilmente trabalhará como equipe se não desenvolver uma razoável competência interpessoal. Aperfeiçoando suas habilidades de comunicação, de liderança, de divisão de tarefas e papéis, de negociação e de abertura a mudanças.
O clima criado pelo processo do grupo afeta o trabalho e o desempenho global, caracterizando tendências de coesão e integração de esforços ou competição e desagregação.
Um grupo transforma-se em equipe quando passa a prestar atenção à sua forma de trabalhar e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento. Seu crescimento e desenvolvimento resultam do modo como os conflitos são enfrentados e resolvidos. Quando as equipes trabalham no seu ponto máximo, com participação ativa de seus integrantes, os resultados podem mais do que apenas somar, multiplicar. A explicação desse aspecto do desempenho da equipe está nos relacionamentos dos seus membros. O foco de uma equipe tem que estar pautado nas metas, nos objetivos, na qualidade dos resultados da equipe e na qualidade de vida.
Para conseguirmos transformar um grupo em equipe faz-se necessário o desenvolvimento de uma série de competências e habilidades, pois grupo é uma reunião de pessoas que estão juntas por um tempo curto ou prolongado, porém não necessariamente têm objetivos em comum; eles podem ser apenas circunstanciais. Equipe é quando os membros de um grupo compartilham de, no mínimo, um objetivo e dependem uns dos outros para alcançar os resultados.
Muitas pessoas acham que podem transformar um grupo de pessoas com muitos talentos em uma equipe, porém, para que isso aconteça, se faz necessário uma definição clara de objetivos e uma liderança efetiva. O ideal é que somente quando tiver conhecimento dos objetivos que deseja alcançar, forme uma equipe de trabalho.
Nesse caso, antes de montar sua equipe faça as seguintes perguntas:
– O que preciso alcançar?
– Quando preciso alcançar?
– Quais conhecimentos, competências, habilidades ou experiências preciso na equipe? Como desenvolvê-los ou aprimorá-los? Quanto tempo disponho? Como conseguir o comprometimento da minha equipe?
– De quais recursos e de quanto orçamento disponho?
– O que acontecerá se a equipe não conseguir alcançar o objetivo?
Nem sempre isso é possível. Na maioria das vezes, os gerentes já assumem a chefia com o quadro de funcionários já determinado. Diante disso, é importante se fixar nos objetivos e metas da área e construir junto com a sua equipe um time de sucesso.
Para começar:
1- Entenda como funciona sua equipe
2- Observe como ela se desenvolve
3- Dê o primeiro passo: o chute inicial
4- Conheça a sua equipe e deixe sua equipe conhecer você

Código de ética da equipe

Toda equipe precisa de um período de integração, onde serão estabelecidos os limites entre seus membros, suas regras de trabalho, enfim, seu contrato, seu código de ética.
O momento da elaboração de um código de ética para sua equipe de trabalho é uma ótima oportunidade para estreitar os laços. A definição de um código de regras e valores deve ser discutida com a equipe, a fim de se chegar a um consenso. Quanto mais claras estiverem as regras, a possibilidade de surgimento de conflitos diminui, aumentando o grau de integração, o respeito e a convivência pacífica.
Este código deve ser reavaliado periodicamente e/ou quando há modificações da equipe (entrada de novos membros, saída de outros, etc.)
Cabe lembrar que estas regras de convivência existem em qualquer grupo de pessoas, caracterizando seu funcionamento, mas raramente são explicitadas ou discutidas.



Comente





Posts Relacionados

  • Dicas sobre Trabalho em EquipeDicas sobre Trabalho em Equipe Separamos agora, para finalizar nosso guia, as principais dicas sobre Trabalho em Equipe, para quem quer ter sucesso com a gestão de equipes: TAMANHO NÃO É DOCUMENTO Ao fixar o número de […]
  • Definição de Expectativas e Papéis na EquipeDefinição de Expectativas e Papéis na Equipe Definição de papéis No funcionamento da equipe, diversos papéis são desempenhados por seus membros, com maior ou menor constância. O gerente tem um papel bastante diferenciado dos demais […]
  • Como trabalhar as diferenças individuais em uma equipeComo trabalhar as diferenças individuais em uma equipe O homem é um indivíduo complexo com relação à sua natureza, às suas características, às suas múltiplas necessidades e potencialidades, como também é singularmente diferente de seus […]
  • Os estágios de formação de equipeOs estágios de formação de equipe Um grupo de pessoas, ao constituírem uma equipe de trabalho, passa por estágios razoavelmente previsíveis. Estes estágios são: formação, turbulência, normatização e atuação. Essa é uma […]
  • A principal competência em uma equipe: NegociaçãoA principal competência em uma equipe: Negociação Definição e objetivo da Negociação: Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existam conflitos, isto é, divergências e antagonismos de […]
  • Evolução, Histórico e Mudanças no Mundo do TrabalhoEvolução, Histórico e Mudanças no Mundo do Trabalho O desenvolvimento de uma equipe tem por objetivo aumentar a efetividade de um grupo que precisa trabalhar para o alcance de resultados. Quando as pessoas juntam esforços para resolver os […]