Estratégias de Segmentação de Mercado

Assim que sejam identificados os diferentes segmentos em que se pode atuar, o próximo passo é definir qual o posicionamento estratégico da empresa em relação a cada um dos segmentos, e com que intensidade estes serão explorados. Para facilitar a compreensão, utilizou-se a figura abaixo, que representa, como exemplo, nove diferentes segmentos, a partir de […]


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Tipos de Segmentação de Mercado

Churchill (2003) aponta também que “os profissionais de marketing podem escolher entre uma variedade de maneiras para segmentar mercados“. Escolhendo então a base para a segmentação, e com base nas análises de público-alvo, tendências de demanda e também um pouco de bom senso, são delineados os diferentes segmentos. Cada um destes segmentos pode ser definido […]


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Abordagens de Marketing para a Segmentação de Mercado

Aproveitando o exemplo anterior, podemos selecionar diferentes critérios para realizar a segmentação de determinado mercado. Churchill (2003) coloca que existem três abordagens gerais diferentes que podem ser utilizadas no processo de segmentação, o marketing de massa, o marketing por segmentos e o marketing individual. Marketing de massa O marketing de massa é aquele em que […]


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Segmentação de Mercado Internacional

Churchill (2003) afirma que as organizações podem dividir seu mercado total em segmentos, ou partes. Com base nesta divisão, a emprea decide qual(is) destes segmentos vai servir, e como servi-lo. Este processo é conhecido como segmentação de mercado. Neste tópico iremos discutir por que e quando as organizações utilizam a segmentação de marketing internacional. Churchill […]


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Módulo III – Decidindo em que mercados entrar

Neste módulo iremos analisar o processo de escolha de quais os melhores mercados internacionais para atuar. É importante lembrar que esta decisão vai sempre variar de acordo com o tipo de produto ou serviço que a empresa está oferecendo, além das condições econômicas do país. Serão apresentadas principalmente as ferramentas de segmentação de mercado e […]


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Fatores que influenciam o processo de compra

Quando analisamos o processo de compra, é importante que sejam identificados também os fatores que influenciam o processo de compra, e aqui será apresentado um breve descritivo destes fatores, dividindo-os para cada tipo de critério. Cultural Na opinião de Kotler (1998, p. 162), “os fatores culturais exercem a mais ampla influência sobre o comportamento do […]


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O processo de compra e o Marketing

Diariamente tomamos decisões relativos à aspectos da nossa vida diária. Mas dificilmente paramos para pensar em como ocorreu esse processo de tomada de decisão. Do ponto de vista de Dias (2004 p. 78), “o conhecimento do modo como surge a necessidade de comprar, como ocorre a procura de informação, e também dos fatores levados em […]


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Papéis dos Clientes e o Marketing

Além de identificarmos os diferentes níveis que os clientes podem possuir em relação à empresa em questão, podemos também avaliar os papéis que os clientes podem assumir na hora de decidir por realizar uma compra. Dividimos estes papéis em diretos e indiretos, para agrupá- los de acordo com o nível de contato com o momento […]


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Os níveis dos clientes e o Marketing

Para compreendermos melhor o comportamento do consumidor, é importante entender o nível de interação dos consumidores com a empresa estudada. No ambiente internacional, a avaliação dos diferentes níveis pode ser utilizada para definir a estratégia de marketing a ser utilizada, que é específica para cada um dos degraus da escala de interação empresa-cliente. O gráfico […]


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Processo de Pesquisa de Marketing – Preparar Relatório

Após utilizar das diferentes ferramentas de análise (incluindo as apresentadas neste trabalho), o próximo passo é condensar as principais informações obtidas em um relatório de pesquisa. Este relatório será utilizado em todas as etapas futuras do planejamento de marketing internacional. Não só no processo de elaboração e criação dos produtos e serviços, mas também no […]


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