Evolução, Histórico e Mudanças no Mundo do Trabalho

Categoria: Gestão de Equipes | 28.09.2014 | 4 comentários



O desenvolvimento de uma equipe tem por objetivo aumentar a efetividade de um grupo que precisa trabalhar para o alcance de resultados. Quando as pessoas juntam esforços para resolver os problemas comuns, a integração e o fortalecimento da própria equipe estarão igualmente sendo trabalhados. Para tanto, o grupo estabelece um compromisso de constante auto-exame e avaliação das condições que dificultam seu funcionamento efetivo. Isso pressupõe mudanças significativas, pessoais e interpessoais, de conhecimentos, sentimentos, atitudes, valores, motivação, postura e comportamento.
A resolução de problemas pelo time é diferente da que é feita por cada um, no sentido de requerer conjugação de habilidades de comunicação e cooperação. É preciso ouvir os outros, compreender e ponderar pontos de vista diferentes, discutir objetivos, meios e responsabilidades, fazer concessões, negociar e contribuir. É preciso ter clareza de que as mudanças de atitudes e de comportamentos são demoradas, levam tempo para serem conseguidas; o processo educacional humano é de longo prazo e não pode ser artificialmente apressado. O ritmo humano merece mais atenção nesta era de forte competição tecnológica e social, de corrida para o sucesso, com pouco espaço para o diálogo, o questionamento, a descoberta e a reflexão.
É verdade que o futuro pertence às organizações que primam pelo trabalho em equipe. Este tipo de trabalho é considerado um caminho testado para aumentar a qualidade do serviço, reduzir custos, aumentar a produtividade e promover a satisfação dos empregados.
O Mundo do Trabalho passou por significativas mudanças ao longo do tempo. Na era pré-industrial era possível ver o princípio, meio e fim do trabalho. Após a revolução industrial, a divisão do trabalho ficou fragmentada, o homem ficou responsável por parte do trabalho e quase sempre perdia a noção do todo, do resultado. Nesse momento o enfoque era mecanicista e reducionista, no qual o homem deveria se adequar aos processos produtivos e à máquina.
No contexto atual, surgiram grandes mudanças capazes de influenciar os cenários nos quais os negócios se realizam, além de uma acelerada globalização e competição, quebrando modelos. Novos paradigmas exigem o desenvolvimento de novas competências.
Se na época pré-industrial o trabalho era focado no indivíduo, na era industrial o foco passou a ser no grupo e na produtividade. Hoje, o foco está nas equipes e nos resultados delas.
No ambiente de trabalho atual, é fundamental a percepção de que cada um detém apenas uma parte da informação ou do conhecimento especializado necessário para executar as tarefas.
O grupo surge oferecendo mais vantagens para a organização do trabalho de uma forma geral, porém o fato das pessoas estar trabalhando juntas não é suficiente para garantir a eficácia do que está sendo feito.
É certo que o grupo se caracteriza pela reunião de pessoas, no entanto essas pessoas podem estar reunidas dentro do mesmo ambiente, trabalhando com coisas semelhantes ou até iguais, mas de forma isolada, sem integração, sem conhecimento dos objetivos que lhes são comuns.
A dimensão intrapessoal está sempre presente nos processos de grupo. Os aspectos pessoais de cada indivíduo, sua motivação, percepção, e ideologia influem na interpretação das situações interpessoais e grupais.
O equilíbrio interior e a auto-aceitação, proporcionam segurança e uma relação construtiva nos contatos com os outros e com o mundo. As dificuldades pessoais não resolvidas aparecem nas situações de grupo de forma direta e indireta. Na medida em que ocorre a proximidade com as outras pessoas, se estabelecem os relacionamentos e as novas situações a serem enfrentadas. As habilidades interpessoais facilitam os processos básicos dos grupos tais como: comunicação, liderança, tomada de decisão, estabelecimento de objetivos e metas grupais, resolução de problemas, planejamento e implementação de mudanças.



Comentários

  1. rita de cassia lopes disse:

    Muito pertinente a colocação de como o equilíbrio individual e as relações interpessoais afetam o desempenho do trabalho de Equipe
    Mesmo em situações em que as expectativas estão niveladas, objetivos e estratégias definidas, existem diferenças de desempenho muito grandes, entre os membros de uma mesma equipe, que estão relacionadas via de regra com questões pessoais, como por exemplo autoestima e conhecimento de propósitos individuais.
    O papel da liderança é um norte para a Equipe, mas até que ponto apenas o exemplo e a comunicação eficaz é suficiente quando o profissional enfrenta questões de ordem pessoal?

  2. Thais silva disse:

    Realmente ,o texto descreve com muita perfeição ,as relações de trabalho hoje ,onde as empresas são como um organismo vivo,que é necessário que a equipe com um todo esteja, engajada para alcançar os resultados esperados.mas surgem diversas dificuldades ,como falta de integração ,motivação e fatores pessoais que interferem diretamente ,no funcionamento perfeito deste organismo vivo. E administrar esse grande desafio,de transformar essas, expectativas e dificuldades de suas equipes , em beneficio da organização.

  3. DEBORA DE FREITAS OSHIMA disse:

    As pessoas são a força que move uma empresa. O capital humano é, sem dúvida, o principal pilar de uma instituição, tendo em vista que é ele que realiza todas as ações que fazem uma organização crescer. Trabalhar em uma empresa implica em conviver com pessoas de opiniões diferentes, objetivos distintos e com outras maneiras de enxergar o mundo. Saber aceitar essas diferenças e utilizá-las em prol da execução satisfatória é indispensável para que o trabalho em equipe seja bem-sucedido.

  4. Poliana Barros disse:

    O texto retrata que realmente a falta de engajamento do time, interfere nos resultados direto e indireto. E todos os dias temos esse desafio em buscar o equilíbrio, ajustar as dificuldades, pressões para resolução dos problemas, através da comunicação eficaz, planejamento e liderança.

Comente





Posts Relacionados

  • Histórico da Gestão de ProjetosHistórico da Gestão de Projetos Vamos agora falar um pouco do histórico da gestão de projetos, que é uma área de conhecimento bastante recente. Durante a história, a civilização humana trabalha e desenvolve projetos já […]
  • A principal competência em uma equipe: NegociaçãoA principal competência em uma equipe: Negociação Definição e objetivo da Negociação: Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existam conflitos, isto é, divergências e antagonismos de […]
  • Os estágios de formação de equipeOs estágios de formação de equipe Um grupo de pessoas, ao constituírem uma equipe de trabalho, passa por estágios razoavelmente previsíveis. Estes estágios são: formação, turbulência, normatização e atuação. Essa é uma […]
  • Definição de Expectativas e Papéis na EquipeDefinição de Expectativas e Papéis na Equipe Definição de papéis No funcionamento da equipe, diversos papéis são desempenhados por seus membros, com maior ou menor constância. O gerente tem um papel bastante diferenciado dos demais […]
  • A diferença entre o trabalho em grupo e o trabalho em equipeA diferença entre o trabalho em grupo e o trabalho em equipe Grupo e equipe são muitas vezes utilizados como sinônimos. Contudo, neste momento, uma diferenciação entre eles faz-se necessária para ressaltar aspectos que aumentam a efetividade do […]
  • Liderança – Saiba TUDO sobre como LiderarLiderança – Saiba TUDO sobre como Liderar Elaboramos este guia completo para você que já leu inúmeros artigos sobre o tema LIDERANÇA, mas que está procurando um guia definitivo para entender tudo sobre o assunto mais atual de […]