Entrando no mercado internacional através do licenciamento



O licenciamento é uma forma simples de se envolver no marketing internacional. O licenciador emite uma autorização para uma empresa externa para utilizar-se de um processo produtivo, marca registrada, patente, segredo comercial ou qualquer outro item de valor, sob a condição do pagamento de uma taxa, ou royalty. O licenciador consegue entrada em um novo mercado bom baixíssimo risco, o licenciado conquista a expertise da produção de um produto e/ou marca bastante conhecidos.

Kotler e Keller (2006) afirmam que o licenciamento possui algumas desvantagens em potencial. O licenciador tem menos controle sobre o licenciado do que sobre suas próprias instalações de produção e vendas. E mais, se o licenciado tiver muito sucesso, a firma vai ter desistido daquele lucro, e, quando o contrato acabar, poderá descobrir que criou um concorrente.

Para evitar isso, o licenciador normalmente mantém-se como único fornecedor de alguns ingredientes (como o McDonald’s e Coca- Cola), mas melhor estratégia do que limitar o fornecimento é manter-se sempre líder em inovação, para que o licenciado continue dependente de você.



Uma Comentário

  1. deuzimar miranda disse:

    Muito bom este texto.. Estou cursando MBA – Gestão em Serviço de Saúde e m ajudou muito a entender esse conceito de Licenciamento exterior.

Comente





Posts Relacionados

  • Marketing Doméstico x Marketing InternacionalMarketing Doméstico x Marketing Internacional Conforme comentado no tópico anterior, a principal diferença entre os mercados domésticos e os mercados internacionais estão relacionadas ao ambiente exteno. Mas e quando avaliamos as […]
  • Administração de Marketing InternacionalAdministração de Marketing Internacional De acordo com Churchill (2003), muitas organizações beneficiam-se fazendo negócios fora das fronteiras de seu país de origem. Uma grande quantidade de empresas lança-se no mercado global, […]
  • Planejamento Estratégico de Marketing InternacionalPlanejamento Estratégico de Marketing Internacional Uma vez que a organização tenha decidido atuar internacionalmente, e decidido em qual mercado entrar, agora esta deve definir qual a melhor maneira de se atuar neste mercado. Para isto, […]
  • Estratégias de Marketing InternacionalEstratégias de Marketing Internacional As estratégias de marketing serão elaboradas sempre de acordo com o objetivo definido no planejamento estratégico internacional. Para Kotler (1998, p. 255), existem várias estratégias que […]
  • Bibliografia de Marketing InternacionalBibliografia de Marketing Internacional Segue abaixo a bibliografia utilizada para este material. AAKER, David A. Administração Estratégia de Mercado. 7ª Edição. Porto Alegre : Bookman, 2007. BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul […]
  • Princípios Básicos das Empresas Orientadas para o ValorPrincípios Básicos das Empresas Orientadas para o Valor O autor Gilbert Churchill apresenta ainda os seis princípios básicos da orientação para o valor, discutidos à seguir. Princípio do cliente Churchill (2003) sugere que o marketing para o […]