Decidindo em que mercados entrar

O próximo passo do processo de marketing internacional é decidir em que mercados entrar, e nesta situação a empresa precisa definir objetivos e políticas de marketing. Qual a proporção das vendas que será perseguida no mercado externo? A maior parte das companhias começa pequena quando vão para fora do país. (KOTLER e KELLER, 2006) As […]


Continue Lendo




Questionário de Pesquisa de Clima Organizacional

O questionário é uma técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito à pessoas, e que tem por objetivo propiciar determinado conhecimento ao pesquisador. (WIKIPÉDIA, 2008) O questionário é uma técnica quantitativa de pesquisa, pois possibilita a organização dos resultados por categoria e também os resultados em […]


Continue Lendo




Modelo de questionário de pesquisa de clima organizacional para pequenas e médias empresas

Mais legal do que os modelos, é você aprender na prática com este curso completo sobre pesquisa de clima organizacional! Confira agora! E por último apresentamos um questionário adaptado para organizações de pequeno porte. FICHA DE INSTRUÇÕES A proposta deste questionário é conhecer as pessoas que trabalham na empresa, analisar suas necessidades e insatisfações, e tornar […]


Continue Lendo




Etapa 1 – Obtenção de apoio e aprovação para a realização da pesquisa

Conhecer, pesquisar e obter dados sobre a empresa facilita o processo de pesquisa de clima organizacional. O primeiro passo na realização de uma pesquisa de clima é descobrir o porte da empresa, o seu modelo de administração, as variáveis organizacionais e seu estilo de liderança: se é autoritária, democrática, delega funções e dispõe liberdade para seus funcionários, ou então […]


Continue Lendo




Questões para reflexão sobre o processo de pesquisa de clima organizacional

Em cada capítulo teremos algumas questões para que você possa responder, buscando fixar o conhecimento apresentado no capítulo. Procure avaliar cada um dos questionamentos, pois serão sempre selecionados os itens mais importantes de cada capítulo. 1.            Qual a importância de obter apoio da alta diretoria para a realização da pesquisa de clima organizacional? 2.            Qual o principal […]


Continue Lendo




Etapa 11 – Assessorar a implantação e gerenciamento do Plano de Ação

A pessoa responsável pela pesquisa de clima em si, seja um consultor externo ou interno, ou até alguém da equipe de recursos humanos deve ficar responsável em assessorar todo o processo de gerenciamento e implantação dos planos de ações desenvolvidos pela comissão de trabalho. O principal desafio não é a etapa anterior, quando são desenvolvidos […]


Continue Lendo




Modelo de questionário de pesquisa de clima organizacional para grandes empresas

Mais legal do que os modelos, é você aprender na prática com este curso completo sobre pesquisa de clima organizacional! Confira agora! Segue o modelo ajustado para organizações de grande porte, que normalmente abrange setores diferentes dentro da empresa: Pesquisa Socioeconômica Dados Pessoais 1. Sexo: ( )masculino ( )feminino 2.Idade: ……………. anos 3. Estado Civil: […]


Continue Lendo




Etapa 3 – Escolher e desenvolver a metodologia de aplicação da pesquisa

Esta etapa deve cumprir o objetivo de desenvolver qual será a metodologia a ser utilizada no momento de se aplicar a pesquisa. Para escolher a metodologia de aplicação da pesquisa de clima, é necessário a escolha das variáveis que condizem com os obejetivos da organização. Como a escolha de variáveis vai depender diretamente dos objetivos definidos na […]


Continue Lendo




O impacto da pesquisa de clima na qualidade dos serviços

Categoria: Módulo I - Conceitos | 27.12.2009 | sem comentários

De acordo com Lima e Stano (2004), a qualidade de vida no trabalho pode ser encontrada quando a empresa assume como um conjunto de ações organizadas que visam: o diagnóstico, implantação de melhorias, inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho. Em marketing, Gilbert Churchill (2000) definiu os três tipos de […]


Continue Lendo




A pesquisa de clima e o planejamento estratégico

Categoria: Módulo I - Conceitos | 27.12.2009 | 1 comentário

Na hora de desenvolver a pesquisa de clima organizacional dentro da organização, um ponto muito importante é analisar a relação entre o clima organizacional e os resultados e objetivos que a empresa está buscando a longo prazo. Nos casos onde a organização ainda não tiver passado por tal processo, o que deve estar muito claro antes do […]


Continue Lendo