A pesquisa de clima e o planejamento estratégico

Categoria: Módulo I - Conceitos | 27.12.2009 | 1 comentário



Na hora de desenvolver a pesquisa de clima organizacional dentro da organização, um ponto muito importante é analisar a relação entre o clima organizacional e os resultados e objetivos que a empresa está buscando a longo prazo.

Nos casos onde a organização ainda não tiver passado por tal processo, o que deve estar muito claro antes do início do processo de pesquisa de clima organizacional é saber de que maneira o clima de trabalho impacta (positivo ou negativamente) na estratégia maior da organização. Faz parte deste processo responder dúvidas como:

• Qual a importância das pessoas nesta organização?

• De que maneira os trabalhadores motivados garantem a conquista dos objetivos?

• Se o clima organizacional não estiver adequado, o quanto isto compromete os resultados da organização?

Estes objetivos normalmente são identificados, discutidos e definidos durante o processo de planejamento estratégico da empresa.

Processo de Planejamento Estratégico

Processo de Planejamento Estratégico

Figura 6 – Processo de Planejamento Estratégico
Fonte: o autor, 2007

Para aquelas empresas que ainda não possuem o planejamento estratégico, indica-se a realização deste processo que acontece em 4 etapas, a seguir:

Análise da situação atual

A primeira etapa do planejamento estratégico é identificar as condições atuais, externas e internas da organização.
A análise da situação atual tem como objetivo avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa, sendo eles financeiros, humanos e materiais, além das possibilidades disponíveis no mercado.
Divide-se então a análise da situação atual em duas partes, a análise do ambiente externo e a análise interna.

Análise do ambiente externo

Maximiano (2006) diz que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo”.
Esta definição é verdadeira, assim que assumimos as organizações como sistemas abertos, ou conjunto de partes interdependentes entre si, que sofrem influência do meio externo.
No processo de planejamento estratégico, a primeira etapa compreenderá a identificação dos fatores ambientais que influenciam o desempenho da organização.

Análise interna

Maximiano (2006) define a análise interna como “a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização anda em paralelo com a análise do ambiente”.
Os estudos dos pontos fortes e fracos da organização são realizados através da análise das áreas funcionais de uma organização (produção, marketing, recursos humanos e finanças), e a comparação do desempenho destas áreas com empresas de destaque (prática conhecida como benchmarking).
O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).
Através do benchmarking, a organização pode observar em outras organizações as melhores práticas para cada uma das áreas funcionais, adaptando suas tarefas e procedimentos de acordo com a conduta destas organizações.

Definição de objetivos e estratégias

Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve- se identificar aonde a empresa quer chegar.
A definição dos objetivos é conseqüência da etapa anterior, já que, de acordo com as condições internas e externas, pode-se definir o caminho que a empresa irá seguir.
A estratégia será delineada a partir da definição destes objetivos, e no curso vamos identificar uma série de estratégias, e sua aplicação para as organizações.

Implementação da estratégia

Uma vez que os objetivos e estratégias tenham sido selecionados, chega o momento da implementação da estratégia.
Por melhor que sejam os planos, se não forem implementados adequadamente, todo o trabalho até aqui será em vão.
Aqui analisaremos algumas das práticas para garantir que a estratégia atinja os objetivos propostos, planejando com uma visão de longo prazo, através de ações de curto prazo.

Monitoramento e controle

Embora muitas vezes esta etapa não seja levada em consideração, a etapa do monitoramento e controle é essencial.
Segundo MAXIMIANO (2006), o monitoramento “consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia”. O monitoramento deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.



Uma Comentário

  1. FRANCISCO CHARLES DA CUNHA NETO disse:

    Bom dia! Sou Enfermeiro e iniciei a coordenação de enfermagem de um hospital de médio porte. Estou pensando em iniciar uma avaliação de institucional e posteriormente trabalhar a melhoria da assistência de enfermagem. Gostaria de saber se além das orientações do site existe algum curso ou manual de gestão que possa me oferecer ou indicar.Agradeço antecipadamente.

Comente





Posts Relacionados

  • O impacto da pesquisa de clima na qualidade dos serviçosO impacto da pesquisa de clima na qualidade dos serviços De acordo com Lima e Stano (2004), a qualidade de vida no trabalho pode ser encontrada quando a empresa assume como um conjunto de ações organizadas que visam: o diagnóstico, implantação […]
  • Alinhamento Estratégico da Cadeia Produtiva do RepolhoAlinhamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Repolho Este artigo foi publicadona Revista Lida de Agosto de 2006 Um estudo de caso dos Estados Unidos da América Em recente viagem pelos Estados Unidos, tive diversos insights (idéias […]
  • Bibliografia de Planejamento EstratégicoBibliografia de Planejamento Estratégico Segue agora as bibliografias consultadas e utilizadas para a elaboração do material. Toda parte do texto que tiver aproveitado partes dos textos ou imagens dos autores está devidamente […]
  • Elaborando Indicadores – Visão de FuturoElaborando Indicadores – Visão de Futuro O que é A visão de futuro define o que a organização pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambições da organização e descreve o quadro futuro que a organização quer atingir. Para que […]
  • Elaborando Indicadores – MacroprocessosElaborando Indicadores – Macroprocessos O que são Conjunto de processos que se interrelacionam diretamente com clientes e fornecedores, fundamentais no desempenho da missão da organização e no atendimento às expectativas dos […]
  • Realização de LucrosRealização de Lucros O conceito de realização de lucros é extremamente difícil de mensurar, não existe uma regra, e é de extrema importância, pois você esta nesse mercado para lucrar. Então faremos uma breve […]