Manifestação do Clima Organizacional nas Empresas

Categoria: Módulo I - Conceitos | 12.03.2010 | 7 comentários



Conforme Luz (2003, p. 48), o clima da organização se manifesta através de indicadores, ou seja, sinais quanto ao seu estado. É muito freqüente encontrarmos empresas que possuem um clima organizacional ruim, apresentando:

  • Alto índice de rotatividade de pessoal: este indicador avaliando a taxa de contratações e demissões, e serve para apontar uma média baixa de permanência de novos funcionários na empresa.
  • Alto índice de absenteísmo: já este indicador demonstra a quantidade de faltas e atrasos ao trabalho, mostrando o impacto da ausência dos funcionários no dia-a-dia da empresa, o que impacta diretamente na produtividade.
  • Pichações nos banheiros: sinais subjetivos de revolta dos funcionários, seja em relação a outras pessoas dentro da empresa, ou também à políticas da empresa.
  • Resultados pobres nos programas de sugestões: a não participação também indica falta de comprometimento dos funcionários com os resultados e o crescimento da empresa.
  • Resultados ruins das avaliações de desempenho: uma medida direta para avaliar o quanto o ânimo dos funcionários interfere no desempenho destes.
  • Greves: as paralizações são formas mais hostis de se demonstrar a insatisfação generalizada com as decisões da alta diretoria da empresa.
  • Conflitos interpessoais e interdepartamentais: os conflitos entre as pessoas num departamento, ou até as “guerras” entre departamentos também indicam um clima de tensão, muitas vezes ligado ao aspecto pessoal.
  • Desperdício de material: apenas relembrando como pequenos detalhes, e que muitas vezes passam despercebidos, têm, muitas vezes, raízes profundas, ligadas ao clima organizacional.
  • Queixas no serviço médico: é uma maneira dos funcionários desabafarem, expondo problemas de natureza psicológica, ou até indiretamente procurando sintomas “inexistentes”.

Para uma ampla avaliação, esses indicadores apresentados acima também devem ser avaliados de forma independente do questionário, junto à equipe de recursos humanos. Esses indícios revelam também o reflexo da cultura estabelecida. Para compreender o que é cultura e o seu impacto na organização, esse tema será apresentado no próximo tópico.



Comentários

  1. camila aparecida da costa disse:

    gosto de tudo q esse site tem. bom de verdade

  2. DANIWILE disse:

    AMEI O SITE, PARABÉNS!!!

  3. Regiane disse:

    Qual a referência de LUZ?

  4. Reinolds disse:

    Muitos Parabéns. Continuação de um bom trabalho.

  5. Rafaela M. disse:

    Olá boa noite, você poderia informar essa referêcia do ano de 2003 no autor Luz? Procurei no link das bibliografias do blog mas só achei uma de 1995. Seria de grande importância! Obrigada!!

  6. Sayuri disse:

    A pesquisa de clima organizacional faz muita diferença dentro de qualquer empresa, ela ajuda os funcionários a juntos, melhorarem a empresa e ajudarem em seu crescimento, além de proporcionar m melhor clima de trabalho.

  7. RENATO GIAROLA disse:

    Muito bom, a contribuição do site é de suma importância para uma boa pesquisa.

Comente





Posts Relacionados