Etapa 11 – Assessorar a implantação e gerenciamento do Plano de Ação



A pessoa responsável pela pesquisa de clima em si, seja um consultor externo ou interno, ou até alguém da equipe de recursos humanos deve ficar responsável em assessorar todo o processo de gerenciamento e implantação dos planos de ações desenvolvidos pela comissão de trabalho.

O principal desafio não é a etapa anterior, quando são desenvolvidos os planos de ação, mas sim quando chega a hora de colocar em prática, ou implementar, as atividades definidas.

Deve-se definir primariamente quem será o responsável pelos resultados de cada um dos planos de ação, vinculando metas de resultados para buscar motivar os funcionários a atingir os resultados esperados.

Após a definição do responsável pelos resultados, este deve identificar pessoas-chave e delegar tarefas, para posteriormente cobrar apenas os resultados.

Segue então um exemplo completo para tornar mais claro o objetivo desta etapa:

Digamos que em uma pesquisa de clima organizacional em uma indústria de plásticos tenha apontado que a variável “relação entre chefe e subordinado” tenha apresentado o pior resultado, quando comparado com as outras variáveis.

Após a análise destas variáveis, é desenvolvido um plano de ação, que inclui a realização de uma dinâmica fora da empresa, passando um final de semana em uma fazenda, onde os participantes estarão envolvidos em tarefas práticas durante o dia, inclusive fazendo a inversão dos tradicionais papéis de líder e subordinado, na execução destas atividades. No período noturno é feita uma reflexão sobre a convivência e a cobrança de resultados, e os funcionários são motivados a falar sobre aquela experiência. Espera-se, num encontro deste tipo, que os funcionários (principalmente os chefes), façam uma reflexão sobre sua conduta como líder.

A etapa 11 neste caso, seria acompanhar a realização deste evento, procurando garantir que o objetivo principal (melhorar a relação entre o chefe e seus subordinados) esteja sendo atingida. No exemplo, seria definir junto aos facilitadores do treinamento, quais as premissas básicas da empresa, e deixando claro também o objetivo, para que a dinâmica criasse situações onde essa interação pudesse ocorrer.



Comente





Posts Relacionados