Questões para reflexão sobre o processo de pesquisa de clima organizacional



Em cada capítulo teremos algumas questões para que você possa responder, buscando fixar o conhecimento apresentado no capítulo. Procure avaliar cada um dos questionamentos, pois serão sempre selecionados os itens mais importantes de cada capítulo.

1.            Qual a importância de obter apoio da alta diretoria para a realização da pesquisa de clima organizacional?

2.            Qual o principal motivo para a realização do teste piloto? O que você acha que pode acontecer com a pesquisa caso esta etapa seja ignorada?

3.            Qual o principal ponto a ser observado na hora de se escolher as escalas a serem utilizadas no questionário?

4.            O que você entende por tabulação dos dados?

5.            Um dos pontos bastante levantados durante o capítulo tem a ver com a aplicação de uma nova pesquisa de clima organizacional, cerca de 6 meses após a aplicação da primeira pesquisa? Por que uma organização deveria aplicar mais de uma pesquisa de clima organizacional?



Uma Comentário

  1. kelly disse:

    Como vcs fazem a medição após a pesquisa de clima para empresas de pequeno e médio porte?

Comente





Posts Relacionados

  • Etapas do processo de pesquisa de clima organizacionalEtapas do processo de pesquisa de clima organizacional Nesse módulo, você conhecerá quais são as etapas necessárias para a execução de uma pesquisa de clima organizacional. Como cada empresa possui suas características próprias, a proposta […]
  • O processo de compra e o MarketingO processo de compra e o Marketing Diariamente tomamos decisões relativos à aspectos da nossa vida diária. Mas dificilmente paramos para pensar em como ocorreu esse processo de tomada de decisão. Do ponto de vista de Dias […]
  • Processo de Pesquisa de Marketing – Definir o ProjetoProcesso de Pesquisa de Marketing – Definir o Projeto A próxima etapa após a definição do problema, é definir o projeto de pesquisa, que inclui a definição de como vai ocorrer o processo de planejamento da coleta dos dados, e também como […]
  • Processo de Pesquisa de Marketing – Definir o ProblemaProcesso de Pesquisa de Marketing – Definir o Problema A primeira etapa do processo de pesquisa de marketing é a definição do problema, que é quando alguém na organização precisa de informações para responder a uma pergunta. Churchill (2003) […]
  • Quem deve avaliar a pesquisa de clima organizacionalQuem deve avaliar a pesquisa de clima organizacional Ricardo Luz (2007, p. 25) abordou alguns motivos para que a pesquisa de clima seja avaliada pelos funcionários do departamento de administração de recursos humanos. Os motivos […]
  • Decidindo em que mercados entrarDecidindo em que mercados entrar O próximo passo do processo de marketing internacional é decidir em que mercados entrar, e nesta situação a empresa precisa definir objetivos e políticas de marketing. Qual a proporção das […]