Modelo de questionário de pesquisa de clima para organizações públicas

Mais legal do que os modelos, é você aprender na prática com este curso completo sobre pesquisa de clima organizacional! Confira agora! Carlos Alberto Ferreira Bispo, em 2006 desenvolveu um artigo que estuda os modelos existentes de pesquisa de clima e os fatores estudados. Baseando-se nos modelos de pesquisas de clima organizacionais desenvolvidos por Litwin e […]


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Etapa 13 – Aplicação de nova pesquisa de clima organizacional

A aplicação de uma nova pesquisa de clima organizacional, torna-se necessária para avaliar os efeitos dos planos de ações implantados e a satisfação dos funcionários em relação as mudanças ocorridas ao longo do tempo. As medições adequadas e o emprego de ciclos abreviados de re-controle possibilitam as pessoas da empresa detectarem e corrigirem desenvolvimentos indesejáveis, […]


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Etapa 12 – Análise dos Resultados e Plano de Ação

O tempo para a implantação dos planos de ações leva alguns meses, considerando esse tempo, a análise das ações implantadas deve ocorrer após a estabilização das mudanças. Em nosso exemplo da etapa anterior, a análise dos resultados seria, que cerca de 2 semanas após o retorno da dinâmica externa, fosse observado a interação no trabalho […]


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Potenciais dificuldades na implementação da Pesquisa de Clima Organizacional

Durante o processo de implementação da pesquisa de clima organizacional, pode-se encontrar uma série de dificuldades. Estas devem ser tratadas uma a uma, e priorizadas de acordo com a necessidade de cada organização. Potenciais dificuldades na implementação do processo de clima organizacional Figura 5 – Potenciais dificuldades na implementação do processo de clima organizacional Fonte: o autor, […]


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Etapa 2 – Definir objetivos da empresa e seu planejamento

Nesta segunda etapa deve-se buscar identificar o que a empresa propõe, quais seus objetivos em relação aos resultados da pesquisa, que público-alvo ela pretende atingir (quem será pesquisado), quem aplicará a pesquisa, e quem será responsável por todo o processo. Luz (2003) distingue alguns objetivos que podem vir a ser apresentados pela empresa: – avaliar a satisfação […]


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Estratégias e Técnicas de Avaliação do Clima Organizacional

Esse módulo tem a finalidade de apresentar as estratégias de avaliação, os instrumentos de coleta dos dados, e quem deve avaliar o clima organizacional. As estratégias de avaliação são procedimentos simples e que podem ser feitos no dia-dia da empresa, sem interromper a rotina das pessoas. Essas avaliações podem ser encontradas em diversas situações. A realização dessa pesquisa requer […]


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Questões para reflexão – Estratégias e Técnicas de Avaliação

Em cada capítulo teremos algumas questões para que você possa responder, buscando fixar o conhecimento apresentado no capítulo. Procure avaliar cada um dos questionamentos, pois serão sempre selecionados os itens mais importantes de cada capítulo. 1. Quais são as principais estratégias a serem utilizadas na hora de avaliar o clima organizacional? 2. Das três técnicas utilizadas paraavaliação […]


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Etapa 10 – Desenvolvimento de Planos de Ações Possíveis

Para Luz (2003), esta é a etapa mais importante, sendo esta é etapa responsável pela garantia que a empresa considera importante a opinião de seu cliente interno e também busca satisfazê-lo. De nada adianta todo o processo de desenvolvimento de questionário, aprovação da alta diretoria, aplicação dos questionários, tabulação e análise dos dados, além da […]


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Etapas do processo de pesquisa de clima organizacional

Nesse módulo, você conhecerá quais são as etapas necessárias para a execução de uma pesquisa de clima organizacional. Como cada empresa possui suas características próprias, a proposta abaixo não sugere uma simples aplicação, mas sim todo o processo, que inclui as seguintes etapas: Etapa 01 – obtenção de apoio e aprovação para a realização da pesquisa; Etapa […]


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Etapa 9 – Relatório de Feeback para os Funcionários

Após concluir todo o processo de análise de resultados, a intenção é que os resultados sejam conhecidos por boa parte da equipe da empresa. Para uma boa demonstração dosresultados colhidos, esta etapa se caracteriza pela elaboração de vários relatórios e a divulgação dos resultados. Luz, (2003) sugere que: 1. Os relatórios devem ser detalhados com os resultados […]


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