A operacionalização de um plano de marketing internacional

De acordo com Kotler e Keller (2006), as organizações podem gerenciar suas atividades de marketing de três maneiras: Departamento de Exportação, Divisão Internacional ou Organização Global. Iremos agora explicar rapidamente cada uma das três diferentes maneiras de se gerenciar as atividades de marketing de uma organização. Departamento de Exportação Uma empresa normalmente acessa o mercado […]


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Definindo seu plano de marketing internacional

A quarta etapa é a definição de quais estratégias e planos de ação de marketing serão utilizadas. Companhias internacionais precisam decidir o quanto preciso para adaptar sua estratégia de marketing às condições locais. Num extremo estão as companhias que usam um composto de marketing (definiremos e discutiremos mais detalhes do composto de marketing no módulo […]


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Investimento direto para entrada em novos mercados

A última forma de investimento no exterior é o investimento integral e direto em uma empresa no exterior. A empresa pode comprar parte ou todo o interesse em uma companhia local, ou construir sua própria fábrica. Se o mercado parecer grande demais, possuir sua filial no exterior apresenta excelentes vantagens para a empresa. Primeiramente, a […]


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Joint Ventures como forma de entrar em mercados internacionais

Investidores externos podem também formar alianças com investidores locais para criar uma joint venture, onde são partilhados a propriedade e o controle. Kotler e Keller (2006) citam como exemplo: • A Coca-cola e a Nestlé uniram forças para desenvolver o mercado de chá e café “prontos para beber”, que hoje em dia tem vendido grande […]


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Entrando em um mercado através da exportação direta ou indireta

A via tradicional para se envolver no mercado internacional é através da exportação. A exportação ocasional dita um nível passivo de envolvimento, pois a organização exporta apenas de vez em quando, por sua própria iniciativa ou como resposta a solicitações de fora. A exportação ativa (direta) toma lugar quando a empresa faz um compromisso de […]


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Decidindo como entrar em um mercado internacional

Uma vez que a empresa decida atingir determinado país, tem então que determinar a melhor maneira de entrar. Em geral, a empresa possui quatro modos diferentes de entrada em novos países, que serão tratadas abaixo, sob a ótica do comprometimento, risco, controle e potencial de lucro: Exportação direta e indireta Licenciamento Joint Ventures Investimento direto


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Exemplo de cruzamento de dados da pesquisa

Uma outra forma de obter dados interessantes é realizar a análise de dados cruzados. O cruzamento de dados é interessante para se obter informações adicionais na hora de analisar os resultados. Vamos agora, utilizando os dados do tópico anterior, demonstrar um exemplo de um cruzamento de dados. Figura 9 – Dados para análise cruzada Fonte: […]


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Manifestação do Clima Organizacional nas Empresas

Categoria: Módulo I - Conceitos | 12.03.2010 | 7 comentários

Conforme Luz (2003, p. 48), o clima da organização se manifesta através de indicadores, ou seja, sinais quanto ao seu estado. É muito freqüente encontrarmos empresas que possuem um clima organizacional ruim, apresentando: Alto índice de rotatividade de pessoal: este indicador avaliando a taxa de contratações e demissões, e serve para apontar uma média baixa […]


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Etapa 08 -Tabulação e análise dos resultados

Esta etapa tem como objetivo a tabulação dos dados, seja de forma manual ou informatizado. A tabulação serve para calcular o percentual dos funcionários satisfeitos em relação às diferentes variáveis pesquisadas. (Luz, 2003, p. 83). A tabulação manual de uma pesquisa realizada com um número grande de pessoas é cansativa e trabalhosa. Por esse motivo,  […]


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Etapa 07 – Aplicação do questionário e coleta dos dados

A etapa 07 consiste então na aplicação da pesquisa no público-alvo, para a coleta dos dados em campo. É decidido nessa etapa quem será responsável pela execução da pesquisa. Se será uma equipe da empresa, consultores, ou ambos, e também deve ser definido como serão coletadas as respostas, se será por correio, ou através da […]


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