A operacionalização de um plano de marketing internacional



De acordo com Kotler e Keller (2006), as organizações podem gerenciar suas atividades de marketing de três maneiras: Departamento de Exportação, Divisão Internacional ou Organização Global.

Iremos agora explicar rapidamente cada uma das três diferentes maneiras de se gerenciar as atividades de marketing de uma organização.

Departamento de Exportação

Uma empresa normalmente acessa o mercado internacional por simplesmente enviar seus itens por correio ou transportadoras para outros países.

Se as vendas crescem, a empresa organiza um departamento de exportação que consiste em um gerente de vendas e alguns assistentes. Com as vendas subindo, o departamento de exportação é expandido para incluir várias atividades de marketing para que a empresa possa cuidar dos negócios de uma forma mais agressiva.

Se a empresa passa para o estado de joint venture ou investimento direto, o departamento de exportação não vai mais ser adequado para gerenciar as operações internacionais.

Divisão Internacional

Muitas empresas se envolvem em diversos mercados e negócios. Mais cedo ou mais tarde irão criar divisões internacionais para gerenciar toda sua atividade internacional. A divisão internacional é comandada por um presidente, que define metas e orçamentos e é responsável pelo crescimento internacional da empresa.

A equipe da divisão internacional consiste em especialistas funcionais que prestam serviço a várias unidades operacionais.

Organização Global

Muitas firmas se tornaram organizações verdadeiramente globais. Os executivos e sua equipe planejam fábricas que funcionam em todo o mundo, políticas de marketing e fluxos financeiros, além de sistemas logísticos.

As unidades de operação se reportam diretamente aos executivos, que são treinados em operações mundiais. A equipe de gestão é recrutada de vários países diferentes, e componentes e insumos são adquiridos onde podem ser comprados ao menor custo, e investimentos sendo feitos onde os resultados em potencial são os melhores.



Uma Comentário

  1. Joana disse:

    Gostos dos antigos publicados neste página., porém adoraria que enviassem alguns exemplares de operacionalização e comunicação.

Comente





Posts Relacionados

  • Estratégias de Marketing InternacionalEstratégias de Marketing Internacional As estratégias de marketing serão elaboradas sempre de acordo com o objetivo definido no planejamento estratégico internacional. Para Kotler (1998, p. 255), existem várias estratégias que […]
  • Planejamento Estratégico de Marketing InternacionalPlanejamento Estratégico de Marketing Internacional Uma vez que a organização tenha decidido atuar internacionalmente, e decidido em qual mercado entrar, agora esta deve definir qual a melhor maneira de se atuar neste mercado. Para isto, […]
  • Investimento direto para entrada em novos mercadosInvestimento direto para entrada em novos mercados A última forma de investimento no exterior é o investimento integral e direto em uma empresa no exterior. A empresa pode comprar parte ou todo o interesse em uma companhia local, ou […]
  • Entrando em um mercado através da exportação direta ou indiretaEntrando em um mercado através da exportação direta ou indireta A via tradicional para se envolver no mercado internacional é através da exportação. A exportação ocasional dita um nível passivo de envolvimento, pois a organização exporta apenas de vez […]
  • Políticas e Planos OperacionaisPolíticas e Planos Operacionais Outra ação necessária para a implementação de estratégias é a utilização de políticas e planos operacionais. Maximiano (2006) define as políticas como decisões programadas que orientam […]
  • Brigadeiros gourmet: lucro alto e investimento baixoBrigadeiros gourmet: lucro alto e investimento baixo Imagine um doce tradicional muito popular no Brasil que está fazendo muitas pessoas mudar de profissão. É isso que o brigadeiro gourmet tem feito com muitas mulheres de norte a sul do […]