Planejamento Estratégico

Blog sobre Planejamento Estratégico Orientado a Resultados

Neste site você irá encontrar um amplo acervo de informações sobre Administração e Gestão. Você irá conhecer os principais modelos, métodos e teorias administrativas. Abaixo você pode conhecer os temas trabalhados, e os últimos artigos publicados de cada área Abaixo você pode conhecer os temas trabalhados, e os últimos artigos publicados de cada área.

Elaborando Indicadores – Macroprocessos

O que são

Conjunto de processos que se interrelacionam diretamente com clientes e fornecedores, fundamentais no desempenho da missão da organização e no atendimento às expectativas dos clientes. Suas principais características são as seguintes:

1) Compõem-se de muitos microprocessos;
2) São grandes sistemas de uso repetitivo;
3) São multifuncionais ou interfuncionais;
4) Em sua maioria, são processos de negócios;

O macroprocesso é uma coleção de processos que guardam alguma similaridade entre si. Esta coleção pode ser constituída por processos encadeados ou por processos paralelos (ou pelas duas possibilidades). Os macroprocessos devem estar vinculados à missão e a algum fator crítico de sucesso (FCS), representam o que a organização faz para cumprir sua missão, de forma regular.

A caracterização do macroprocesso deve ser feita por um “rótulo” (designação do macroprocesso) e por uma descrição sucinta do mesmo. A descrição fica completa (e consistente) quando é especificado o “mapa de processos de trabalho” vinculados ao macroprocesso.

Abaixo segue um modelo de análise de macroprocessos, onde estes podem ser quebrados nas partes que os compõem:

Modelo de Análise de Macroprocessos

Modelo de Análise de Macroprocessos

Exemplos de macroprocessos:

O Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) identificou os seguintes macroprocessos:

- Avaliação de conformidade
– Controle metrológico
– Educação para metrologia e qualidade
– Padronização e disseminação das unidades de medida
– Informação Tecnológica para a qualidade

O Banco Central do Brasil identificou, no planejamento estratégico realizado em 2002, os seguintes macroprocessos:

- Formulação e gestão das políticas monetária e cambial, compatíveis com as diretrizes do Governo Federal
– Regulação e supervisão do sistema financeiro nacional.
– Administração do sistema de pagamentos e do meio circulante.




Elaborando Indicadores – Fatores Críticos de Sucesso (FCS)

O que são

Os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) são áreas de atividades nas quais o alcance de resultados favoráveis é absolutamente necessários para o êxito na implantação da visão da organização. Os FCS devem ser definidos no nível estratégico da organização. Deve-se escolher um número limitado de áreas cujos resultados satisfatórios assegurarão um desempenho adequado para a organização.

Fatores Críticos de Sucesso

Fatores Críticos de Sucesso

Para que serve

A identificação dos FCS é uma forma de sinalizar para os colaboradores da organização as áreas de atividades onde o êxito é fundamental para o cumprimento da missão e atingimento da visão de futuro. Os FCS podem ser usados como meios de mobilização dos colaboradores em prol dos objetivos da organização pública.

Exemplos de fatores críticos de sucesso:

1. Rapidez no atendimento
2. Desenvolvimento de habilidades na área de serviços
3. Melhoria da imagem junto à comunidade
4. Desenvolvimento de alianças estratégicas
5. Aumentar a produtividade

Exemplos de fatores críticos de sucesso em organizações públicas:

• Tribunal de Contas da União (TCU)

• Atender as expectativas da sociedade e do Congresso Nacional em relação às atividades de controle externo.
• Manter-se na vanguarda de métodos, técnicas e tecnologias de controle externo.
• Priorizar ações de controle em áreas de risco, relevância e materialidade.
• Avaliar a regularidade, efetividade e economicidade da prestação dos serviços públicos.
• Monitorar o cumprimento e o impacto das deliberações do TCU, avaliando os resultados delas decorrentes.
• Difundir e consolidar a importância dos controles externo e social.
• Contribuir para o contínuo aperfeiçoamento da gestão pública.
• Manter política de valorização profissional de seus servidores.

Fonte: Plano de Diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU)

• Tribunal de Contas da União (TCU) – Outros Fatores Críticos de Sucesso

• Aprimorar os mecanismos de acompanhamento da gestão pública por áreas de maior risco, relevância ou materialidade, notadamente em temas contemporâneos.
• Sistematizar mecanismos de integração com os demais órgãos de controle
• Desenvolver mecanismo de orientação pedagógica, deslocando o eixo de intervenção do controle da dimensão corretiva para ações preventivas.
• Racionalizar os procedimentos internos
• Implementar sistemas de informações gerenciais
• Desenvolver ou aprimorar padrões gerenciais institucionais orientados para resultados
• Aperfeiçoar a política de desenvolvimento e valorização profissional dos servidores do TCU
• Priorizar a alocação de recursos orçamentários para atuação em áreas de maior risco, relevância e materialidade
• Ampliar as fontes e volume de recursos
• Instrumentalizar e institucionalizar o processo de negociação orçamentária, integrando as ações das unidades envolvidas.

Fonte: Plano de Diretrizes do Tribunal de Contas da União (TCU)




Elaborando Indicadores – Visão de Futuro

O que é

A visão de futuro define o que a organização pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambições da organização e descreve o quadro futuro que a organização quer atingir.

Para que serve

A visão de futuro identifica as aspirações da organização, criando um clima de envolvimento e comprometimento com o seu futuro. A definição de onde se pretende chegar permite entender com clareza o que é preciso mudar na organização ou como ela precisa mudar para que a visão seja concretizada. Uma visão compartilhada une as pessoas e impulsiona-as a buscar seus objetivos apesar de todas as dificuldades. Uma organização sem visão é uma organização pública sem direção.

Como fazer

A visão de futuro deve refletir os valores compartilhados pela organização. O enunciado deve ser claro e objetivo, positivo e desafiador; e, em geral, é expresso com verbo no futuro.

O enunciado da visão de futuro é de responsabilidade da liderança. A cada organização corresponde apenas uma declaração de visão de futuro.

A visão de futuro raramente muda, é estável. Deve ser capaz de, num único parágrafo, esclarecer a qualquer pessoa, de dentro ou fora da organização pública, o que a organização pretende fazer. Deve-se evitar que o seu enunciado seja genérico, sem identidade própria, ou seja, aplicável a qualquer organização.

Exemplos de visão de futuro:

• Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU)

Tornar-se referência internacional em educação e em produção e disseminação de conhecimento na área de controle da Gestão Pública.

• Superintendência de Negócios – Administração Federal e Reforma do Estado (SUNAR)/ SERPRO/ Ministério da Fazenda

O melhor em tecnologia da informação para o sucesso de seus clientes.




Elaborando Indicadores – Definição da Missão

O que é

A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta. A missão define o que é a organização hoje, seu propósito e como pretende atuar no seu dia-a-dia. Enquanto a visão de futuro sinaliza o que a organização pretende ser, a missão aponta para o que ela é.

Para que serve

A missão cria um clima de comprometimento da equipe de colaboradores com o trabalho que a organização realiza. A definição de missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas.

Exemplos de missão:

• Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU)

Selecionar e desenvolver profissionais competentes para o quadro de pessoal do TCU, bem como incentivar a produção e a disseminação de conhecimentos na área de controle, com padrões de excelência internacionais.

• Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA):

Viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agro-negócio brasileiro, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias em benefício da sociedade.

• Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) – Diretoria Regional do Rio Grande do Sul

Prestar serviços de correios convencionais e avançados, transportes de encomendas, de forma empresarial, com competitividade e lucratividade, de acordo com a qualidade exigida pelos diversos segmentos de mercado, bem como atrair, desenvolver e motivar pessoas para garantir a excelência desses serviços.

• Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte)

- Superar as expectativas dos clientes, com integração e parceria, disponibilizando energia e serviços com qualidade, confiabilidade e rentabilidade empresarial.
– Atender e antecipar-se às necessidades da sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento, em harmonia com o meio ambiente.

Dicas

• Pelo menos quatro pontos devem ser levados em conta numa boa definição da missão da organização pública:
a) As necessidades que a organização procurará satisfazer (necessidades e expectativas dos clientes);
b) Os serviços que oferecerá;
c) Os clientes que atenderá;
d) A maneira pela qual atenderá a seus clientes (deve estar relacionada aos valores defendidos pela organização).

• Assim, na definição da missão as seguintes questões devem estar respondidas:
a) O que a organização pública faz;
b) Para quem a organização pública faz;
c) Como a organização pública faz o que faz.




Elaborando Indicadores – Valores na Estratégia

O que são

São ideias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. Os valores permeiam todas a atividades e relações existentes na organização e da organização com os clientes.

Os valores descrevem como a organização pretende atuar no cotidiano enquanto busca realizar sua visão.

Para que servem

Os valores constituem uma fonte de orientação e inspiração no local de trabalho. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe de colaboradores na busca da excelência.

Para que os valores sejam fonte de orientação e inspiração no local de trabalho, eles devem ser aceitos e internalizados por todos na organização.

Exemplos de Valores

1. Excelência – valorizamos nossos clientes com o fornecimento de qualidade e excelência em tudo aquilo que fazemos e pelo modo como o fazemos.

2. Inovação – buscamos e incentivamos formas apropriadas para a solução de problemas, e soluções inovadoras que frutifiquem em resultados para nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais.

3. Respeito pelo Indivíduo – respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa dentro da organização.

4. Participação – trabalhamos em equipe, e cada pessoa contribui no limite de sua participação nas atividades da organização.

Outros exemplos de valores defendidos por outras organizações:

Parceria – valorizamos o trabalho em parceria, considerando cada parceiro como nosso cliente.

Serviço ao Cliente – prestamos aos nossos clientes um serviço melhor do que o de qualquer outra organização pública do país.

Igualdade – proporcionamos oportunidades iguais a todos os colaboradores.

Transparência – orgulhamo-nos de ter uma comunicação aberta e honesta.

Criatividade – apoiamos a criatividade e inovação individuais.

• Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. (Eletronorte)

Justiça, respeito, igualdade, liberdade, amor, legislação, integridade, honestidade, responsabilidade, comprometimento, moral, ética, entusiasmo, determinação e motivação.

• Unidade de Função Crédito – UF CRÉDITO do Conglomerado do Banco do Brasil

Integridade de caráter; lealdade, urbanidade; observância das normas legais e regulamentares; disciplina; zelo; dedicação; respeito aos costumes da comunidade.

Dicas

Lembrar que as crenças e as convicções fundamentais, defendidas pela organização pública, devem estruturar-se em torno de alguns poucos valores básicos:

• Convicção de ser a melhor;
• Convicção da importância de seu patrimônio humano;
• Convicção da qualidade do serviço que presta;
• Convicção da criatividade e do espírito inovador e solucionador de problemas e seus colaboradores;
• Convicção de prestar um serviço de relevante interesse social.




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