3 ferramentas de gestão empresarial mais eficientes para 2021



Gerir uma empresa é uma tarefa que demanda organização e controle, para que todas as funções realizadas sejam otimizadas e contribuam direta ou indiretamente para o crescimento contínuo e rápido do seu negócio. Por isso, é extremamente importante que você consiga tomar decisões adequadas e assertivas de acordo com a necessidade atual da sua empresa, aplicando métodos inovadores para alcançar suas metas e objetivos.

As diversas ferramentas de gestão empresarial existentes em 2021 foram criadas com o intuito de tornar o processo de tomada de decisões dos gestores mais claro, definido, simplificado e organizado, podendo ser aplicadas em empresas e diferentes portes, sejam elas pequenas, médias ou grandes; e diferentes seguimentos do mercado atual.

Essas ferramentas podem ser tanto físicas, como plataformas e softwares que envolvem um certo investimento financeiro, como frutos de uma busca por conhecimento aprofundado, que gerou metodologias muito conhecidas para gestão empresarial, que podem ser aplicadas e de forma gratuita e desempenhar um papel tão importante quanto da tecnologia.

Em um mundo em que o trabalho remoto tem se tornado uma realidade cada vez mais popular, é importante que sua empresa consiga adaptar a configuração do processo de gestão (incluindo projetos, tarefas e recursos humanos) para um sistema organizado, automatizado, fazendo uso das tecnologias disponíveis mais atuais e do conhecimento mais inovador disponível na área de gestão empresarial.

Dessa forma, inseri abaixo algumas importantes ferramentas de gestão empresarial que poderão ser muito eficientes na atualidade e que você não pode deixar de aplicar no seu negócio. Vamos conferir?

Softwares de gestão

Essa é uma das mais importantes ferramentas utilizadas e que é fundamental para o seu negócio em 2021.

Quando se pensa em tecnologia e gerenciamento do seu negócio, você não pode esquecer do sistema de gestão empresarial CRM. Essa tecnologia inovadora certamente é um ótimo investimento para o seu negócio e tem se tornado cada vez mais popular entre os gestores de empresas de diferentes portes.

Esses sistemas são capazes de armazenar muitos dados sobre a empresa em um único local (salvos na nuvem), podem antecipar o conhecimento de problemas a serem enfrentados no seu negócio e identificar oportunidades interessantes, permitindo assim que você consiga realizar estratégias efetivas para solucionar problemas e conduzir sua empresa com o máximo de produtividade.

Além disso, esses softwares podem inclusive ser capazes de auxiliar na gestão financeira empresarial, oferecendo dessa forma um ambiente virtual completo para que você possa gerenciar a sua empresa com a melhor tecnologia disponível no mercado atual. Um exemplo desse tipo de software é o amoCRM, criado especificamente para desempenhar funções de otimização dos processos empresariais.

Outras vantagens sobre esse tipo de sistema de gestão empresarial são:

·         Auxiliam no controle de estoque;

·         Realizam o controle do fluxo de caixa da empresa;

·         Permitem melhor planejamento para redução de gastos.

 Análise SWOT

Outra ferramenta interessante é a Análise SWOT. Esse tipo de ferramenta é constituída por uma técnica que poderá ser usada para auxiliar na gestão empresarial do seu negócio, de forma sistemática e padronizada, através da realização de um diagnóstico da situação da sua empresa no momento atual.

Essa metodologia inovadora tem 4 pilares que devem ser seguidos para que você possa usufruir dos benefícios de uma gestão empresarial eficiente. Esses pilares são constituídos de fatores internos e externos à sua empresa:

·         Strengths (Forças): sinalização dos aspectos mais importantes do seu negócio, ou seja, dos pontos fortes que a sua empresa possui e que são extremamente relevantes para o mercado;  

·         Opportunities (Oportunidades): análise do ambiente externo do mercado, para permitir identificar ótimas oportunidades para atuação da sua empresa;

·         Weaknesses (Fraquezas): identificação dos pontos fracos da empresa, para permitir traças estratégias para fortalecer esses pontos e alcançar o crescimento contínuo do negócio;

·         Threats (Ameaças): analisar quais as empresas são as principais concorrentes e tudo o que possa estar interferindo com o sucesso da sua empresa, proveniente do meio externo. Dessa forma, é possível realizar um planejamento específico e focado em vencer essas barreiras. 

Sendo assim, com essa ferramenta você consegue ver claramente onde sua empresa está crescendo mais e onde precisa melhorar. Pode ser implementada para aumentar as vendas, corte de gastos, decisões de investimento e na idealização de um plano de marketing, por exemplo.

Project Model Canvas

Por último, e não menos importante, não posso deixar de mencionar a metodologia PM Canvas, utilizada como ferramenta para gestão empresarial baseada na neurociência.

Essa ferramenta é capaz de permitir uma visão mais ampla do seu negócio e é excelente para a realização de projetos em grupo, onde há um processo colaborativo. Cada integrante da equipe de trabalho poderá atualizar as informações sobre o progresso da tarefa com post-its, faciltando assim a compreensão de todo o trabalho realizado e criando ao mesmo tempo uma harmonia entre a equipe.

Apesar de não envolver tecnologia e não exigir um grande investimento financeiro para se colocar em prática, essa ferramenta é muito útil quando é utilizada por uma empresa que possui equipes de trabalhos que exigem uma integração e comunicação maior entre si. 



Comente





Posts Relacionados

  • Técnicas que proporcionam a experiência do cliente com a sua marcaTécnicas que proporcionam a experiência do cliente com a sua marca Vivemos em um momento em que, a experiência do usuário com sua marca, é fator fundamental para o sucesso da sua empresa. O novo consumidor virou mídia. Depois de uma experiência com sua […]
  • Fatores externos que influenciam a motivaçãoFatores externos que influenciam a motivação Após discutirmos os fatores intrínsecos ao ser humano, e apresentarmos as variáveis intervenientes, é a hora de falarmos dos fatores externos que podeminfluenciar o comportamento dos […]
  • O que são Fundos de InvestimentoO que são Fundos de Investimento Um fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou […]
  • Os segredos de administrar um e-commerceOs segredos de administrar um e-commerce Para um e-commerce fechar o mês com um balanço positivo é bom, mas não é só isso que basta. Existe uma série de fatores que precisam ser levados em consideração pois, um passo em falso, e […]
  • A profissional secretária executivaA profissional secretária executiva A profissão secretarial não possui muitos registros históricos. Sabe-se que o termo “secretário” é de origem latina e significa “o que guarda segredos”, característica dessa profissão que […]
  • Suportes e Resistências na Análise TécnicaSuportes e Resistências na Análise Técnica Quando o mercado se move em uma tendência de alta, e em um dado momento encontra mais vendedores do que compradores, mudando ou dificultando a continuação da tendência temos uma […]