Gestão de Projetos

Conheça o melhor site sobre Gestão de Projetos. Planejamento e execução de Projetos, fazendo parte do portal de Administração e Gestão Empresarial.


Neste site você irá encontrar um amplo acervo de informações sobre Administração e Gestão. Você irá conhecer os principais modelos, métodos e teorias administrativas. Abaixo você pode conhecer os temas trabalhados, e os últimos artigos publicados de cada área Abaixo você pode conhecer os temas trabalhados, e os últimos artigos publicados de cada área.


Qual é a importância da gestão de projetos em pequenas empresas?


Muitas empresas de pequeno porte trabalham com projetos: serviços com o ciclo de vida definido (início e fim). Mas a dificuldade em controlar os custos, prazos, qualidade e entrega desses projetos normalmente é muito grande e isso acontece porque existe um grande foco no que se faz, no serviço em si, mas pouco em como […]

Continue Lendo



Estrutura Organizacional para Projetos

Agora, depois de discutirmos os tipos de departamentalização das organizações, vamos apresentar as diferentes maneiras de se estruturar os projetos. Projetos também são realizados por grupos de pessoas, e demandam que a autoridade e a responsabilidade dos indivíduos seja bem definida, para que o produto do projeto seja entregue. Assim, vamos apresentar os 3 tipos […]


Continue Lendo




Estruturas Organizacionais para Gerenciamento de Projetos

Uma última, porém não menos importante, discussão diz respeito à questão das diferentes estruturas organizacionais. Parte-se do princípio que cerca de 90% dos projetos são realizados dentro dos ambientes das organizações, é importante primeiro apresentar as diferentes formas como as empresas são estruturadas, e posteriormente como os projetos são estruturados, para avaliar o potencial de […]


Continue Lendo




Áreas do Conhecimento em Projetos

O PMBOK® é subdividido em nove áreas de conhecimento (também chamadas de gerências), que serão apresentadas brevemente. Estas mesmas nove áreas serão discutidas detalhadamente no Módulo IV, pois são o ponto central deste material, que buscará apresentar cada uma das dimensões do gerenciamento de projetos. As gerências são divididas em primárias e secundárias, com a […]


Continue Lendo




Premissas para o Gerenciamento de Projetos

Além das restrições de um projeto, existem também as premissas, que são fatores que, para que o projeto seja executado, devem ser assumidos como reais. As premissas são eventos, fatores, conjunturas ou quaisquer outros atributos, que serão discutidos entre o gerente de projeto e os stakeholders, para que sejam tomados como certo desde início do […]


Continue Lendo




Restrições em Gestão de Projetos

O primeiro conceito são as restrições, que podem ser definidas como fatores que podem vir a impedir o andamento de um projeto. Normalmente, o gerente de projetos (que será melhor discutido no Módulo III deste curso) é o responsável por definir, junto aos stakeholders (partes interessadas), quais são estes fatores, para que sejam tratados já […]


Continue Lendo




Gestão de Projetos x Gestão de Processos: entenda a diferença

Uma maneira fácil de compreender o conceito de gestão de projetos é fazer a diferenciação entre a definição de projetos e a definição de processos. Os processos são seqüências de atividades que devem ser realizadas para produzir um resultado, um produto. Já os projetos são temporários, entregam um produto único, e possuem restrições de orçamento […]


Continue Lendo




A Gestão de Projetos

Simplificando a definição, a Gestão (ou Gerência, ou Gerenciamento) de Projetos é a disciplina de reduzir ao máximo os riscos de um projeto, durante todo o seu ciclo de vida. O risco de fracasso de um projeto pode aumentar, de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. Um ponto-de-vista alternativo […]


Continue Lendo




Os Stakeholders (Partes Interessadas) e a Gestão de Projetos

Está caracterizado que o objetivo principal do Gerenciamento de Projetos é a satisfação, a realização das necessidades dos stakeholders (interessados ou envolvidos), segundo Xavier (2005, p.7). Os principais stakeholders de um projeto genérico são (entre outros): • Gerente de projeto: a pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto; • Cliente: a pessoa ou organização que ira […]


Continue Lendo




PMBoK – Guide to the Project Management Body of Knowledge

Uma das primeiras iniciativas com a criação do PMI, foi estabelecer um documento que criasse uma linguagem comum, internacionalmente, para todas as entidades que trabalhavam com Gestão de Projetos. Esta linguagem fora bastante discutida entre os primeiros membros, onde optou-se pela criação do PMBoK (Guide to the Project Management Body of Knowledge), ou, em português, […]


Continue Lendo