Gestão de Projetos x Gestão de Processos: entenda a diferença



Uma maneira fácil de compreender o conceito de gestão de projetos é fazer a diferenciação entre a definição de projetos e a definição de processos.

Os processos são seqüências de atividades que devem ser realizadas para produzir um resultado, um produto.

Já os projetos são temporários, entregam um produto único, e possuem restrições de orçamento para tal.

Trabalhar com gestão de projetos demanda uma mudança importante de paradigma, principalmente para as pessoas com formação na área de administração e gestão, já que todas as ferramentas de administração criadas até meados da década de 80 foram todas focadas na gestão de processos.

Pela própria diferença na definição citada acima, na gestão de projetos o foco é muito maior no produto final atendendo às necessidades dos stakeholders.

Já o papel do planejamento assume uma função importante, quando saímos das ferramentas tradicionais de gestão (todas exclusivamente ferramentas de processos) e passamos para técnicas específicas para projetos, onde a figura abaixo apresenta de maneira clara a diferença do papel do planejamento nas duas situações.

Gestão de Projetos e Gestão de Processos

Figura 2 – Diferença do planejamento para processos e projetos

Fonte: o autor, 2009

 

Como pode-se perceber, tradicionalmente na gestão por processos, o papel do planejamento é de apenas 10% dos esforços empresariais, ficando as outras funções (principalmente a execução), com 90% dos esforços.

Quando passamos para a nova realidade, da gestão de projetos, a lógica é inversa. Agora a idéia é que os esforços de planejamento passem a representar 90%, procurando prever os resultados o máximo o possível antes de investir, e deixando os esforços de execução com apenas 10%.

Vamos agora discutir mais conceitos importantes, para que você comece a se ambientar com a gestão de projetos.



Comente





Posts Relacionados

  • A Gestão de ProjetosA Gestão de Projetos Simplificando a definição, a Gestão (ou Gerência, ou Gerenciamento) de Projetos é a disciplina de reduzir ao máximo os riscos de um projeto, durante todo o seu ciclo de vida. O risco de […]
  • Restrições em Gestão de ProjetosRestrições em Gestão de Projetos O primeiro conceito são as restrições, que podem ser definidas como fatores que podem vir a impedir o andamento de um projeto. Normalmente, o gerente de projetos (que será melhor […]
  • Estruturas Organizacionais para Gerenciamento de ProjetosEstruturas Organizacionais para Gerenciamento de Projetos Uma última, porém não menos importante, discussão diz respeito à questão das diferentes estruturas organizacionais. Parte-se do princípio que cerca de 90% dos projetos são realizados […]
  • Project Management Institute – PMIProject Management Institute – PMI Com todo este movimento ao redor do mundo, o conhecimento adquirido em gerenciamento de projeto passou a ser discutido em congressos, onde se tomou a decisão de se crirar o Project […]
  • Qual  é a importância da gestão de projetos em pequenas empresas?Qual é a importância da gestão de projetos em pequenas empresas? Muitas empresas de pequeno porte trabalham com projetos: serviços com o ciclo de vida definido (início e fim). Mas a dificuldade em controlar os custos, prazos, qualidade e entrega desses […]
  • Estrutura Organizacional para ProjetosEstrutura Organizacional para Projetos Agora, depois de discutirmos os tipos de departamentalização das organizações, vamos apresentar as diferentes maneiras de se estruturar os projetos. Projetos também são realizados por […]