Balanced Scorecard



De acordo com seus criadores, Kaplan e Norton (1997), “O Balanced Scorecard (BSC) é basicamente um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação […] ele oferecerá um mecanismo valioso para a tradução dessa estratégia em objetivos, medidas e metas específicas.”.
Os objetivos estratégicos de uma empresa são atingidos quando a diretoria é capaz de difundir uma visão comum e induzir ações relevantes para se atingir o sucesso empresarial. O BSC integra os três grupos de ações que conduzem a este fim: Estratégicas, Operacionais e Organizacionais, estabelecendo um processo estruturado para a criação de medidas adequadas e objetivos em todos os níveis, possibilitando a integração entre os grupos de ações e garantindo o alinhamento de toda a organização.
Esta definição deixa bastante claro o objetivo desta excelente ferramenta em vincular os objetivos dos cargos individuais da organização, com os objetivos maiores da empresa. É um processo que envolve toda a organização, e que deve funcionar muito bem para cada uma das partes, pois por ser um sistema, o mau funcionamento de qualquer uma das partes pode comprometer o funcionamento de todo o resto.
Segundo Kaplan e Norton (1997), este sistema deixa claro que não basta apenas medir a empresa sob uma única ótica, mas, por um conjunto adequado de indicadores que reflitam a empresa de forma dinâmica e principalmente integrando suas metas, objetivos e estratégias.

Atualização: 07/02/2010 – Segue um vídeo explicativo sobre o Balanced Scorecard, pelo autor do site, disponível em http://www.tutorar.com.br



Uma Comentário

  1. ed disse:

    balanced escorecard

Comente





Posts Relacionados

  • Processo de Gestão do Clima OrganizacionalProcesso de Gestão do Clima Organizacional Bedani (2006) afirma que a gestão de clima organizacional é uma importante ferramenta para o monitoramento do comportamento humano nas organizações. Com esta ferramenta é possível avaliar […]
  • Branding x identidade visual: conheça as diferençasBranding x identidade visual: conheça as diferenças A construção de uma marca é feita por vários elementos, ela não é apenas um símbolo ou um produto na prateleira. Quem produz precisa pensar nos fatores que irão agregar valor com o passar […]
  • Elaborando Indicadores – Valores na EstratégiaElaborando Indicadores – Valores na Estratégia O que são São ideias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização […]
  • Knowledge Assessment Methodology e a Economia da InformaçãoKnowledge Assessment Methodology e a Economia da Informação O Knowledgement Assessment Methodology (KAM), ou Metodologia de Avaliação do Conhecimento é uma ferramenta desenvolvida pelo Programa de Conhecimento para o Desenvolvimento do Banco […]
  • Elaborando Indicadores – MacroprocessosElaborando Indicadores – Macroprocessos O que são Conjunto de processos que se interrelacionam diretamente com clientes e fornecedores, fundamentais no desempenho da missão da organização e no atendimento às expectativas dos […]
  • Elaborando Indicadores – Visão de FuturoElaborando Indicadores – Visão de Futuro O que é A visão de futuro define o que a organização pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambições da organização e descreve o quadro futuro que a organização quer atingir. Para que […]