Para se criar um BSC que efetivamente traduza as estratégias e missão da empresa em metas e indicadores específicos, os autores do modelo converteram esses elementos da estratégia em quatro perspectivas distintas: financeira, dos clientes, dos processos internos, e do aprendizado e crescimento.
Na defesa do modelo, Kaplan e Norton (1997), sugerem que as quatro perspectivas do Balanced Scorecard são adequadas em diversas empresas e setores de mercado. Mas elas devem ser consideradas como um modelo, e não como uma camisa de força. Não existe uma fórmula matemática segundo o qual as quatro perspectivas sejam necessárias e completamente suficientes.
Figura 22 – Perspectivas do Balanced Scorecard
Fonte: Wikipédia, 2007
Kenneth,
acompanho suas aulas pelo youtube a um tempo e realmente admiro seu jeito descomplicado de explicar os assuntos. Estou terminando meu curso e inicando meu trabalho de conclusão de curso encima da construção de um balanced scorecard para uma empresa de média porte (em relação ao faturamento), um restaurante. Senti a necessidade de adicionar duas perspectivas ao bsc, mas ao estudar mais sobre o tema, estou sentindo dificuldade de apoiar teoricamente essa escolha. Você teria alguma sugestão para me ajudar?
Obrigado desde já!