Em um mercado competitivo, como meu negócio pode se destacar?



Existem muitas maneiras de fazer o seu empreendimento sair na frente da concorrência, confira.

O varejo é um setor movido a competitividade não é mesmo? As empresas devem estar em constante movimento, buscando transformações e melhorias. Só assim é possível enxergar melhores oportunidades.

Estratégias

Após ter o seu plano de negócios estabelecido e sua empresa pronta para funcionar é hora de pensar nas estratégias para se destacar no mercado. E existem várias.

Curiosamente a maioria está ligada ao marketing, que é a alma da venda de qualquer produto ou serviço.

E uma das estratégias mais comuns entre as empresas, é o Trade Marketing, que tem como principal objetivo a maximização das vendas. Ele divide-se em quatro pilares, são eles:

  • Sortimento

  • Visibilidade

  • Preço

  • Promoção

O sortimento nada mais é do que a quantidade de itens que estão disponíveis na sua loja. Se existe mais de um ponto de venda é importante que os produtos delas sejam variados. Dessa forma o cliente pode escolher, aumentando sua rentabilidade. Uma boa gestão desses produtos pode evitar muitos prejuízos, como um estoque excessivo.

Se você tem duas lojas de produtos naturais, por exemplo, coloque marcas diferentes para vender nas duas. Forçando seu cliente a escolher você ou você.

Faça os produtos de maior giro terem melhor visibilidade dentro do seu estabelecimento. Se o cliente não encontra facilmente sua marca preferida pode substituí-la por outra ou até mudar de loja. Se concentre em deixar o produto certo exposto no lugar certo.

Com relação ao preço, uma dica de ouro: Procure trabalhar com três frentes de valores. A primeira com produtos de marcas líderes no mercado. A segunda, com preços intermediários. E a terceira que possa englobar todos os clientes de seu negócio.

As promoções estão cada vez mais estudadas, não apenas para atrair clientes quando seu negócio vai mal. Hoje é preciso entender as necessidades dos consumidores e o que você quer alcançar com a promoção. Só assim ela será bem sucedida. Nesse quesito, vale analisar as demandas sazonais e investir nelas.

Não perca sua concorrência de vista

É extremamente importante entender as estratégias de seus concorrentes. Isso permite que você prepare melhor e aproveite as oportunidades. Monitore o que acontece ao seu redor e veja os produtos que estão sendo utilizados, onde são comprados, etc. Dessa forma você pode ver o que funcionaria para você, seu negócio e seus clientes.

E o mais importante, aprenda com os erros alheios.



Comente





Posts Relacionados

  • Organizações, Sistemas e Métodos e o FluxogramaOrganizações, Sistemas e Métodos e o Fluxograma Conceito de OSM Organização, sistemas e métodos é uma área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento […]
  • HSM Expomanagement 2013 – Dia 2 – TardeHSM Expomanagement 2013 – Dia 2 – Tarde A tarde começou com o canadense Robert Lloyd, CEO Global da Cisco System, e o assunto foi tecnologia. Ele começou levantando que até 2020, existem U$14 tri a serem aproveitados no aumento […]
  • A rentabilidade na atividade ruralA rentabilidade na atividade rural Matéria publicada na Revista Lida de Maio de 2006 Entenda as implicações do capital imobilizado em seus resultados financeiros Pesquisando alguns dados no Agrianual* 2006, mais […]
  • Questionário de Pesquisa de Clima OrganizacionalQuestionário de Pesquisa de Clima Organizacional O questionário é uma técnica de investigação composta por um número mais ou menos elevado de questões apresentadas por escrito à pessoas, e que tem por objetivo propiciar determinado […]
  • Análise do Ambiente Social GlobalAnálise do Ambiente Social Global Além destes aspectos já abordados, a organização também deve se atentar aos processos e às mudanças sociais, não deixando de analisar os valores, crenças e comportamentos da sociedade em […]
  • Controle Financeiro Pessoal – Como fazer?Controle Financeiro Pessoal – Como fazer? Uma visitante do site me abordou com a seguinte pergunta: ****** Olá, Possuo uma renda familiar mensal de R$9.000,00 e minhas contas fixas mensais são de R$5.000,00. Não sei onde vai […]