Em um mercado competitivo, como meu negócio pode se destacar?



Existem muitas maneiras de fazer o seu empreendimento sair na frente da concorrência, confira.

O varejo é um setor movido a competitividade não é mesmo? As empresas devem estar em constante movimento, buscando transformações e melhorias. Só assim é possível enxergar melhores oportunidades.

Estratégias

Após ter o seu plano de negócios estabelecido e sua empresa pronta para funcionar é hora de pensar nas estratégias para se destacar no mercado. E existem várias.

Curiosamente a maioria está ligada ao marketing, que é a alma da venda de qualquer produto ou serviço.

E uma das estratégias mais comuns entre as empresas, é o Trade Marketing, que tem como principal objetivo a maximização das vendas. Ele divide-se em quatro pilares, são eles:

  • Sortimento

  • Visibilidade

  • Preço

  • Promoção

O sortimento nada mais é do que a quantidade de itens que estão disponíveis na sua loja. Se existe mais de um ponto de venda é importante que os produtos delas sejam variados. Dessa forma o cliente pode escolher, aumentando sua rentabilidade. Uma boa gestão desses produtos pode evitar muitos prejuízos, como um estoque excessivo.

Se você tem duas lojas de produtos naturais, por exemplo, coloque marcas diferentes para vender nas duas. Forçando seu cliente a escolher você ou você.

Faça os produtos de maior giro terem melhor visibilidade dentro do seu estabelecimento. Se o cliente não encontra facilmente sua marca preferida pode substituí-la por outra ou até mudar de loja. Se concentre em deixar o produto certo exposto no lugar certo.

Com relação ao preço, uma dica de ouro: Procure trabalhar com três frentes de valores. A primeira com produtos de marcas líderes no mercado. A segunda, com preços intermediários. E a terceira que possa englobar todos os clientes de seu negócio.

As promoções estão cada vez mais estudadas, não apenas para atrair clientes quando seu negócio vai mal. Hoje é preciso entender as necessidades dos consumidores e o que você quer alcançar com a promoção. Só assim ela será bem sucedida. Nesse quesito, vale analisar as demandas sazonais e investir nelas.

Não perca sua concorrência de vista

É extremamente importante entender as estratégias de seus concorrentes. Isso permite que você prepare melhor e aproveite as oportunidades. Monitore o que acontece ao seu redor e veja os produtos que estão sendo utilizados, onde são comprados, etc. Dessa forma você pode ver o que funcionaria para você, seu negócio e seus clientes.

E o mais importante, aprenda com os erros alheios.



Comente





Posts Relacionados

  • Planejamento Estratégico de Marketing InternacionalPlanejamento Estratégico de Marketing Internacional Uma vez que a organização tenha decidido atuar internacionalmente, e decidido em qual mercado entrar, agora esta deve definir qual a melhor maneira de se atuar neste mercado. Para isto, […]
  • Estratégias de Promoção para o Marketing InternacionalEstratégias de Promoção para o Marketing Internacional Como outra variável controlável do composto mercadológico, temos a promoção, com significado de comunicação. Para Cobra (1997), o composto promocional do produto ou serviço compreende a […]
  • Blog: Construção de identidade da marcaBlog: Construção de identidade da marca Sem dúvida nenhuma, blog é uma estratégia valiosa de marketing para gerar negócios e agregar valor positivo à sua marca. E diante da amplitude que uma informação divulgada em blog possa […]
  • Como montar um buffet para eventosComo montar um buffet para eventos O mercado de organização de eventos tem crescido nos últimos anos e oferece grandes oportunidades para administradores e gestores. Acontece que em uma empresa de buffet para eventos, por […]
  • Estratégias de Marketing InternacionalEstratégias de Marketing Internacional As estratégias de marketing serão elaboradas sempre de acordo com o objetivo definido no planejamento estratégico internacional. Para Kotler (1998, p. 255), existem várias estratégias que […]
  • Os 4 passos fundamentais para criar um blog empresarial de sucessoOs 4 passos fundamentais para criar um blog empresarial de sucesso Muito se fala de blogs, cada um tem as suas ideias sobre a “melhor maneira de bloggar”… No entanto, o que realmente interessa é o resultado final. Na minha opinião, há 4 passos […]