Processos Administrativos



Vídeo sobre Processos Administrativos

Entenda os Processos Administrativos

Derivando do conceito de administração, podemos então definir os quatro processos administrativos básicos:

Planejar

Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Podemos definir então planejamento como o processo de estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir objetivos e metas, definir como atingir objetivos, definir programas: quem vai fazer, o quê, como, quando e onde.

Organizar

Organização: “organizar é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Ou seja, organização é o mesmo que definir órgãos e funções, distribuir tarefas, definir autoridade e responsabilidade, colocar as pessoas certas nos lugares corretos, definir normas e regras, estabelecer fluxos de trabalho e definir linhas de comunicação.

Dirigir

Direção: “dirigir é o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Pode-se afirmar que o processo de direção tende a envolver o pessoal com os objetivos adequados na hora certa, difundir entusiasmo, dar apoio e orientação, criar um clima produtivo e desenvolver o pessoal envolvido.

Controlar

Controle: “controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Para se obter o controle de uma determinada situação, é necessário que exista algum comprometimento em acompanhar o andamento das atividades, avaliar resultados, e tomar medidas corretivas.



Uma Comentário

  1. Maria Gomes disse:

    Gostei muito, da forma sintética, que definiu os quatros processos administrativos.

Comente





Posts Relacionados

  • O Conceito de AdministraçãoO Conceito de Administração Neste tópico iremos definir o que é administração, pois posteriormente este servirá como base para definirmos o processo de administração de marketing. Numa época de complexidades, […]
  • Planeje sua carreira como administrador e obtenha sucesso profissionalPlaneje sua carreira como administrador e obtenha sucesso profissional É fundamental que, depois de pegar o diploma, seja feito um planejamento de carreira, ainda mais para quem é um administrador, ter um plano faz com que se desenvolva uma trajetória de […]
  • Definição de Pesquisa de Clima OrganizacionalDefinição de Pesquisa de Clima Organizacional Agora que discutimos todo o histórico, definição do conceito e alguns dos elementos que podem influenciar o clima organizacional, estamos aptos a falar do tópico central deste […]
  • Conceito de Pesquisa de Clima OrganizacionalConceito de Pesquisa de Clima Organizacional Neste módulo introdutório serão apresentados conteúdos básicospara o conhecimento desta importante ferramenta estratégicaque é fundamental para a empresa moderna que valoriza o cliente […]
  • Processo de Marketing InternacionalProcesso de Marketing Internacional Agora que discutimos o conceito de marketing internacional, e também as principais diferenças entre o marketing doméstico (local) e o marketing internacional, vamos identificar o processo […]
  • Conceito de Administração de MarketingConceito de Administração de Marketing Vamos agora agrupar as definições de marketing e administração, no conceito de administração de marketing, que relaciona as atividades realizadas nas organizações, que estão ligadas ao […]