Processos Administrativos



Derivando do conceito de administração, podemos então definir os quatro processos administrativos básicos:

Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Podemos definir então planejamento como o processo de estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir objetivos e metas, definir como atingir objetivos, definir programas: quem vai fazer, o quê, como, quando e onde.

Organização: “organizar é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Ou seja, organização é o mesmo que definir órgãos e funções, distribuir tarefas, definir autoridade e responsabilidade, colocar as pessoas certas nos lugares corretos, definir normas e regras, estabelecer fluxos de trabalho e definir linhas de comunicação.

Direção: “dirigir é o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Pode-se afirmar que o processo de direção tende a envolver o pessoal com os objetivos adequados na hora certa, difundir entusiasmo, dar apoio e orientação, criar um clima produtivo e desenvolver o pessoal envolvido.

Controle: “controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)

Para se obter o controle de uma determinada situação, é necessário que exista algum comprometimento em acompanhar o andamento das atividades, avaliar resultados, e tomar medidas corretivas.

Conheça também esta empresa de Imóveis em Campo Grande



Uma Comentário

  1. Maria Gomes disse:

    Gostei muito, da forma sintética, que definiu os quatros processos administrativos.

Comente





Posts Relacionados

  • Planeje sua carreira como administrador e obtenha sucesso profissionalPlaneje sua carreira como administrador e obtenha sucesso profissional É fundamental que, depois de pegar o diploma, seja feito um planejamento de carreira, ainda mais para quem é um administrador, ter um plano faz com que se desenvolva uma trajetória de […]
  • Conceito de AdministraçãoConceito de Administração Para que se entenda o contexto do planejamento estratégico nas organizações, é importante abordar o conceito de administração estratégica, e antes disto, a definição da palavra […]
  • Conceito de Planejamento EstratégicoConceito de Planejamento Estratégico E finalmente chega o momento para definir, agora com a devida contextualização, o objeto de estudo deste site. Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia - definindo a […]
  • Princípios Básicos das Empresas Orientadas para o ValorPrincípios Básicos das Empresas Orientadas para o Valor O autor Gilbert Churchill apresenta ainda os seis princípios básicos da orientação para o valor, discutidos à seguir. Princípio do cliente Churchill (2003) sugere que o marketing para o […]
  • Branding x identidade visual: conheça as diferençasBranding x identidade visual: conheça as diferenças A construção de uma marca é feita por vários elementos, ela não é apenas um símbolo ou um produto na prateleira. Quem produz precisa pensar nos fatores que irão agregar valor com o passar […]
  • Os estágios de formação de equipeOs estágios de formação de equipe Um grupo de pessoas, ao constituírem uma equipe de trabalho, passa por estágios razoavelmente previsíveis. Estes estágios são: formação, turbulência, normatização e atuação. Essa é uma […]