Conceito de Administração da Produção

Categoria: Tópicos Operacionais | 11.12.2018 | sem comentários



A palavra produção, segundo Erdmann (1998), implica transformar uma coisa em outra. Slack et al (1997) é mais específico, para ele, produção é a transformação de inputs em outputs. Ele classifica os inputs em recursos transformados (materiais, informações e consumidores) e em recursos de transformação (instalações e funcionários). Já os outputs correspondem aos bens e/ou serviços produzidos.
Com isso, pode-se afirmar que a produção esta relacionada com a capacidade de interligar os diversos recursos empresariais, tais como: mão-de-obra, matéria-prima, informações, entre outros, de modo a gerar um bem ou um serviço.
Conforme Slack et al (1997, p.30), “a administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços”.
A partir de uma perspectiva corporativa, a administração da produção pode ser definida como o gerenciamento dos recursos diretos que são necessários para a obtenção dos produtos e serviços de uma organização (DAVIS et al, 2001).
Na empresa, a função produção representa a reunião dos recursos destinados à produção dos seus bens e serviço. Outros nomes usados para essa função são operações e sistema de produção. Os gerentes de produção são funcionários da empresa que exercem atividade destinada a administrar algum ou todos os recursos envolvidos na função produção (SLACK et AL., 1997).
Os fatores de produção fornecem uma macrovisão do sistema, enquanto os meios de produção permitem uma visão voltada para o interior de unidade produtiva. Há identidade entre os dois termos, mas os meios de produção são instrumentos utilizados na obtenção ou na transformação dos produtos fabricados.
Os meios aplicados na produção são: matéria-prima; mão-de-obra e equipamentos (instalações). Rocha (1995, p.4) fornece os seguintes conceitos:

Matéria-prima é o material necessário à fabricação de bens. É o meio que, transformado, dará origem ao produto. Na confecção de um sapato é utilizado couro. O couro é a matéria-prima do calçado.
Mão-de-obra é o esforço humano necessário ao comando do processo produtivo. È o meio através do qual a matéria-prima é transformada. Constitui-se na união de pessoas treinadas e capazes de produzir aquilo que a empresa se propõe a realizar.
Equipamentos são meios utilizados na mão-de-obra para transformar matéria prima em produto, auxiliando o homem na obtenção dos bens, com maior produtividade.

Sistema de produção é um conjunto de atividades e operações inter-ligadas envolvidas na produção de bens e serviços. Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias (IACIA, 2006):

a) Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma seqüência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa seqüência prevista.

b) Sistema de Produção Intermitente: a produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feitos depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos.

c) Sistema de Produção para Grandes Projetos: tem-se uma seqüência de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.

A administração da produção integra toda a vida empresarial, pois se relaciona ao ato de criar produtos e serviços dos quais todos dependem.



Comente





Posts Relacionados