Estratégia de Segmentação de Diferenciação

Já a estratégia de diferenciação, Dias (2004) define como aquela que a empresa reconhece e leva em consideração as diferenças significativas que possam existir entre os mercados-alvo, optando por realizar um planejamento distinto para atender a cada perfil de cliente. A figura abaixo representa a estratégia de segmentação de diferenciação: Figura 15 – Estratégia de […]


Continue Lendo




Investir em ações no Brasil

Categoria: Ações | 04.07.2008 | 1 comentário

A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi a primeira bolsa a ser fundada no Brasil. Antes do início formal de suas operações, em 1845, os negócios – com produtos como fretes de navio e mercadorias de importação e exportação – eram realizados em uma espécie de pregão ao ar livre e os corretores […]


Continue Lendo




Quais são os riscos de se investir em ações?

Categoria: Ações | 02.07.2008 | sem comentários

Para começar a aplicar na bolsa de valores o investidor tem que se conscientizar que existem chances de perder dinheiro, pois o mercado de ações é de renda variável, que pode variar tanto positivamente quanto negativamente. É uma grande mentira o discurso de que investir em ações é ganho na certa, pois não há garantia […]


Continue Lendo




Estratégia de Segmentação de Não-Diferenciação

Dias (2004) afirma que a estratégia de não-diferenciação ocorre quando a empresa opta por explorar todo o seu mercado potencial, em todas as regiões geográficas possíveis, utilizando-se de um planejamento em comum a todos os segmentos. Quando a organização adota esta estratégia, significa que ela decidiu ignorar as possíveis diferenças existentes entre segmentos, e trata […]


Continue Lendo




Quais são os custos para se investir em ações?

Categoria: Ações | 30.06.2008 | sem comentários

Corretagem: O grande mal de todos investidores a corretagem é uma despesa que pesa principalmente para os pequenos investidores. A corretagem é cobrada a cada operação executada, ou seja, para comprar e vender uma ação você tem que pagar uma corretagem na ida e outra na volta. Atualmente possuímos uma grande gama de corretoras no […]


Continue Lendo




Estratégias de Segmentação de Mercado

Assim que foram levantados os diferentes segmentos em que se pode atuar, o próximo passo visa definir qual será o posicionamento em relação a cada um, e com que intensidade estes serão explorados. Para facilitar a compreensão, optou-se por elaborar a figura abaixo, que representa, para fins didáticos, nove diferentes segmentos, a partir de diferentes […]


Continue Lendo




Quanto preciso para começar a investir em ações?

Categoria: Ações | 28.06.2008 | 1 comentário

Essa é uma das primeiras perguntas quando as pessoas começam a se interessar em investir em ações: Quanto eu preciso ter para entrar neste mercado? Não existe um valor exato para começar a investir, mais quanto menor for seu capital maior será a sua limitação em suas operações. Vou tentar explicar melhor colocando alguns exemplos […]


Continue Lendo




Tipos de Segmentação de Mercado

A segmentação usa sempre a pesquisa de mercado como ferramenta de seleção. Assim, é possível que se identifique, a partir de uma série de critérios, diferentes segmentos. Dias (2004) afirma que, dado que a segmentação de mercado é fundamental para o desenvolvimento de estratégias, quanto mais se investir na pesquisa para o processo de segmentação, […]


Continue Lendo




Como investir em Ações?

Categoria: Ações, Introdução | 26.06.2008 | 1 comentário

Existem inúmeras formas para começar a investir em ações. Aqui irei citar alguns caminhos que tenho como boas escolhas: Fundos de investimento em ações (FIA): São fundos que investem majoritariamente seus recursos em ações negociadas em bolsa de valores. Dessa forma, estão sujeitos às oscilações de preços das ações que compõem sua carteira. Devido a […]


Continue Lendo




Vantagens da Segmentação de Mercado

Dias (2004) define algumas das vantagens de se realizar a segmentação de mercado, que irão facilitar a compreensão dos benefícios das estratégias de segmentação. Quando se realiza a segmentação, a empresa consegue melhores informações, por estar mais próxima dos diferentes perfis de cliente. É mais fácil também entender cada um dos diferentes segmentos (conforme descrito […]


Continue Lendo