Embora muitas vezes esta etapa não seja levada em consideração, a etapa do monitoramento e controle é essencial.
Segundo Maximiano (2006), o monitoramento “consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia“. O monitoramento deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.
Muitas vezes, apenas na etapa de controle é que os administradores descobrem que as coisas não estão ocorrendo de acordo com o que foi planejado. A função do controle estratégico é assegurar que objetivos sejam atingidos, buscando responder à questão: “Nossos resultados estão consistentes com nossos objetivos?” (BATEMAN, 2000).
Bateman (2000) define também as atividades específicas de controle, que incluem:
• estabelecer padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo;
• monitorar o desempenho de pessoas e unidades pela coleta de dados de seu desempenho;
• fornecer feedback às pessoas, sobre seu progresso e desempenho;
• identificar problemas através da comparação entre dados de desempenho e os padrões estabelecidos;
• e, por último, executar ações para corrigir problemas.
Kaplan e Norton (1997), criadores do Balanced Scorecard, que será apresentado a seguir, utilizam-se de um velho jargão da administração, para justificar a importância da atividade de monitoramento e controle: “O que não é medido não pode ser gerenciado”.
Esta afirmativa é verdadeira, pois parte-se do princípio de que você só pode avaliar e saber, com certeza se atingiu determinado resultado, a partir do momento que possui um indicador para medir o resultado.
Gostaria de saber se esta precisando de gente pra trabalhar ai monitoramento se tiver entra emcontato comigo ja trabalhar de monitorar sim telefone é155307569 obrigado
Muito bom me ajudou bastante parabéns e obrigado.
Gestão Pública.