Análise Social do Ambiente Externo



Além dos aspectos econômicos e político-legais a empresa deve também estar atenta aos processos e mudanças sociais, analisando os valores, crenças e comportamentos de uma sociedade. Mudanças no ambiente social podem apresentar grandes desafios às empresas, principalmente em um mundo globalizado como hoje em dia.

Churchill (2000) define que para descrever o ambiente social, é necessário analisar gráficos demográficos básicos. A demografia é o estudo das características de uma população humana, o que inclui, por exemplo: idade, índice de natalidade, índice de mortalidade, estado civil, instrução, etnia ou distribuição geográfica.

Não se deve dar importância apenas à análise de um único fator demográfico, mas considerar todo o conjunto de fatores que pode influenciar o ambiente social, por exemplo: não é suficiente saber apenas quantas pessoas se mudaram para São Paulo num determinado ano, você terá uma visão muito maior de identificar e atender necessidades básicas se souber quantas destas pessoas são aposentadas, pais e mães solteiros ou se estes possuem situação financeira estável o suficiente para fazer refeições em restaurantes.



Comentários

  1. ana paula oliva da silva disse:

    Oi, estou fazendo uma analise swot do ambiente social de uma pastelaria, mas nao consigo relacionar nada com este fator ambiente social. o que seria em uma pastelaria? Obrigada

  2. Cristiane disse:

    Estou fazendo uma analise swot do ambiente
    Socio cultural, politico legal de um quiosque pra acessorios e capas personalizadas pra celulares mas nao estou conseguindo achar nada.

Comente





Posts Relacionados

  • Análise do Ambiente Social GlobalAnálise do Ambiente Social Global Além destes aspectos já abordados, a organização também deve se atentar aos processos e às mudanças sociais, não deixando de analisar os valores, crenças e comportamentos da sociedade em […]
  • Análise do ambiente externoAnálise do ambiente externo Maximiano (2006) diz que "a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de […]
  • Análise Econômica do Ambiente ExternoAnálise Econômica do Ambiente Externo De acordo com Churchill (2000), aprender sobre o ambiente econômico ajuda a determinar se os clientes estarão dispostos a gastar dinheiro com produtos e serviços. Os padrões de gastos […]
  • Análise Natural do Ambiente ExternoAnálise Natural do Ambiente Externo Churchill (2000) afirma que o ambiente natural “envolve os recursos naturais disponíveis para a organização, ou ofertados por ela”. A capacidade de oferecer bens e serviços pode ser […]
  • Análise Tecnológica do Ambiente ExternoAnálise Tecnológica do Ambiente Externo Para Churchill (2000), “o conhecimento científico, a pesquisa, as invenções e as inovações que resultem em bens e serviços novos ou aperfeiçoados constituem o ambiente […]
  • Análise Política e Legal do Ambiente ExternoAnálise Política e Legal do Ambiente Externo De acordo com Churchill (2000), uma organização não funciona apenas de acordo com seu próprio conjunto de regras, ela deve servir aos seus clientes e atender às demandas governamentais, […]