Pesquisa de Clima Organizacional

Blog sobre Pesquisa de Clima Organizacional

Etapa 08 -Tabulação e análise dos resultados

Esta etapa tem como objetivo a tabulação dos dados, seja de forma manual ou informatizado. A tabulação serve para calcular o percentual dos funcionários satisfeitos em relação às diferentes variáveis pesquisadas. (Luz, 2003, p. 83).

A tabulação manual de uma pesquisa realizada com um número grande de pessoas é cansativa e trabalhosa. Por esse motivo,  é  indicado o uso de um sistema de tabulação informatizado.

Dois excelentes softwares para a aplicação e tabulação de pesquisas de clima organizacional são o Sphinx (http://www.sphinxbrasil.com), SPSS (http://www.spss.com) ou o MINITAB (http://www.minitabbrasil.com.br/), embora a tabulação possa ser realizada utilizando uma planilha eletrônica, com o Microsoft Excel (http://www.microsoft.com), por exemplo.

O Sphinx é considerado o software mais simples de se utilizar, pois sua linguagem é bem direta e objetiva, além das informações serem fáceis de ser digitadas, tabuladas e também analisadas. O software ajuda desde a elaboração do questionário até a elaboração dos relatórios finais da pesquisa, e os gráficos.

Sphinx - Software de Tabluação

Figura 8 – Tela de cadastro de questões no Sphinx.

Fonte: http://www.sphinxbrasil.com.br

A última versão do Sphinx conta com uma versão de análise léxica, que ajuda na interpretação e agrupamento das respostas abertas, analisando o texto das respostas quanto àquantidade e densidade de palavras utilizadas.

Já o SPSS e o MINITAB são softwares de uso mais complexo, e que demandam uma certa familiarização com conceitos estatísticos. São softwares mais técnicos, e que, assim, possuem uma série de recursos adicionais, principalmente no que tange os testes de hipóteses.

Minitab - Software de Tabulação

Figura 9 – Tela de uso do Minitab

Fonte: http://www.minitabbrasil.com.br

São softwares normalmente utilizados em pesquisas acadêmicas, ou quando o grau de informação necessária é mais complexa, sendo assim, dificilmente são usados em pesquisas de clima organizacional, já que o setor de recursos humanos normalmente não tem um foco tão quantitativo.

SPSS - Software de Tabulação

Figura 10 – Tela de uso do SPSS

Fonte: http://www.spssbrasil.com.br

Deve-se consultar a empresa quanto a qual o limite percentual dos resultados que ela considere como crítico, para cada uma das variáveis.

Luz, (2003) definiu alguns tipos básicos de tabulação, entre eles:

  • Por pergunta;
  • Por variável;
  • Conjunto de variáveis;
  • Série histórica das variáveis;
  • Por região;
  • Por diretoria;
  • Por departamento;
  • Por unidade;
  • Por nível hierárquico;
  • Regime de trabalho;
  • Por tempo de serviço;
  • Por turno de trabalho;
  • Por sexo e faixa etária;
  • Pelo índice de satisfação geral;
  • Séries históricas do índice de satisfação geral;
  • As sugestões apresentadas.

A tabulação consiste então em inserir os dados em formato de banco de dados em uma planilha. Segue abaixo um exemplo de tabulação por variável.

Tabulação por variável

Tabela 1: Tabulação por variável

Fonte: o autor, 2008

No exemplo acima temos uma empresa com 10 funcionários, onde 3 são do setor financeiro, 4 do setor de produção, 1 do setor de marketing e 2 do setor de recursos humanos.

Pode-se observar que as variáveis foram dispostas horizontalmente, na primeira linha da tabela (número, departamento, motivação, remuneração e relacionamento interpessoal).

Em cada uma das próximas linhas, ficaram os respondentes (numerados de 1 a 10), e as devidas notas (neste exemplo, de zero a dez), atribuídas a cada uma das variáveis.

Assim, sabemos que o funcionário de marketing deu uma nota 4 para remuneração e 9 para relacionamento interpessoal. Mas é importante ressaltar que o objetivo da pesquisa não exatamente ressaltar as respostas de cada funcionário individualmente, mas com todos os dados no Excel, o interessante é calcular as médias de cada uma das variáveis.

Apresentaremos agora algumas formas de análise de dados bastante utilizadas nas Pesquisas de Clima Organizacional.



Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.




Comentários:

10 Respostas
  1. Jeanne Barros disse:

    Estou fazendo minha pesquisa de TCC com o tema: Clima organizacional x motivação, e este site está me ajudando muito.

    Parabéns!!!!

  2. Margarete disse:

    Olá!

    Estou fazendo minha monografia sobre o uso de blogs no ãmbito educacional. Suas dicas de softwares me ajudou bastante! Valeu!

  3. Vitor Santos disse:

    Bom Dia!
    Muito bom, está de parabens, gostaria de saber se teria como manipular e conhecer as interfaces, teria como enviar uma copia?

    Grato.

  4. kenaum disse:

    Olá Vitor,

    Obrigado pelas palavras! Fiquei um pouco confuso com seu pedido. Os softwares podem ser comprados nos sites em questão, e alguns inclusive permitem download de versões de atualização, se quiser conhecê-los melhor!

  5. Lidiane disse:

    Olá, bom dia!

    Gostei bastante do site.
    Tenho uma pesquisa com 20 perguntas e eu não sei como fazer isso pelo excel, poderia me ajudar?

    Obrigada!

  6. kenaum disse:

    Lidiane,

    No caso do Excel, a tabulação é feita colocando uma questão por coluna (você teria 20 colunas), e cada resposta em uma linha, conforme exemplo acima.

  7. Magnólia Olímpia disse:

    Olá!
    Muito bem fundamentados, abrangentes e com qualidade estes textos.
    A equipe merece parabéns!

  8. Daniele disse:

    Olá usei seu material como referência, mas você cita o autor Luz (2003). Você teria esta referência completa?

  9. IVANI LIMA disse:

    Boa Tarde, kenaum…………

    Gosataria de agradecer pela disponibilidade das informações, com excelente conteúdo explicativo……….

    Desenvolvo atividades na área de rh, e temas como esse é de grande valor………

    Obrigado, tudo de bom!!!!!.

  10. Franciele Silva Souza disse:

    Olá!Estou tentando aplicar uma avaliação de clima organizacional na minha empresa..mas estou com dificuldades!
    Por exemplo:-as questões devem ser iguais ao modelos aqui citados ou eu posso alterar?
    -Eu não estou compreendendo essa tabulação!
    -Pra eu fazer pelo Excel,como devo montar a planilha?
    Aguardo seu retorno!
    obrigado

Deixe um comentário