Painel de Debates



Em alguns casos específicos, pode-se optar pela realização dapesquisa de clima organizacionalatravés da utilização de uma técnica de pesquisa conhecida como Painel de Debates.

painel consiste em grupos, de no mínimo 5 e no máximo 10 participantes, onde um facilitador possui um roteiro de questões a ser utilizada como base do processo, e as questões vão sendo levantadas de acordo com o ritmo de cada equipe.

O facilitador não deve, na medida do possível, conduzir toda a sessão, que dura de 30 a 45 minutos no máximo, mas sim atuar apenas para que a discussão não perca o foco, e que também sejam abordados e discutidos todos os critérios a serem avaliados na pesquisa.

Assim, há a grande vantagem de que no painel de debates os próprios entrevistados também podem levantar questões relevantes em relação ao clima organizacional, que serão discutidas pelo grupo. Isto permite que haja uma comunicação de duas vias na hora da avaliação, que inclusive pode indicar critérios adicionais a serem pesquisados.

Uma das principais vantagens do painel de debates em relação àentrevista é que seu custo é menor, já que a participação dos funcionários acontece em conjunto, com vários fazendo parte de grupos ou equipes.

Uma das desvantagens do painel de debates é que o anonimato dos respondentes, um dos principais requisitos da pesquisa de clima, acaba sendo quebrado, pois os participantes do grupo irão saber quem está dando cada uma das opiniões.

Assim, é importante que, na medida do possível (de acordo com o porte da empresa), o facilitador seja o mesmo para todos os painéis, e que, no início do painel seja abordada a questão da confidencialidade das informações que serão discutidas no evento.

Neste início, além da confidencialidade, é importante abordar os objetivos do painel de debates, além de explicar os benefícios para cada um dos participantes, quando da divulgação dos resultados. Pode-se aproveitar os momentos para explicar também que o objetivo não é avaliar o desempenho dos funcionários, mas sim utilizar as idéias e opiniões fornecidas, em um clima aberto, para melhorar as condições de trabalho como um todo.

E por último, é ideal que o painel de debates necessita de um local adequado para sua aplicação. Recomenda-se que seja um espaço não muito grande, com assentos confortáveis para os participantes, e que se possível estejam sentadas em círculo, com uma mesa com papéis e canetas para que possam ser feitas anotações durante o processo.



Comentários

  1. cicera maria Cordeiro da silva disse:

    muito bom,

  2. cicera maria Cordeiro da silva disse:

    muito bom,

  3. gabriela disse:

    Boa noite
    Adorei o post
    Mas gostaria de saber qual a fonte?

Comente





Posts Relacionados

  • Etapa 3 – Escolher e desenvolver a metodologia de aplicação da pesquisaEtapa 3 – Escolher e desenvolver a metodologia de aplicação da pesquisa Esta etapa deve cumprir o objetivo de desenvolver qual será a metodologia a ser utilizada no momento de se aplicar a pesquisa. Para escolher a metodologia de aplicação da pesquisa de […]
  • Estratégias e Técnicas de Avaliação do Clima OrganizacionalEstratégias e Técnicas de Avaliação do Clima Organizacional Esse módulo tem a finalidade de apresentar as estratégias de avaliação, os instrumentos de coleta dos dados, e quem deve avaliar o clima organizacional. As estratégias de avaliação são […]
  • Entrevista de Pesquisa de Clima OrganizacionalEntrevista de Pesquisa de Clima Organizacional Uma entrevista é uma conversa estruturada, com finalidade definida, e que pressupõe uma estratégia de condução na qual dois lados interagem da seguinte forma: Figura 7 – Papéis em uma […]
  • Os segredos de administrar um e-commerceOs segredos de administrar um e-commerce Para um e-commerce fechar o mês com um balanço positivo é bom, mas não é só isso que basta. Existe uma série de fatores que precisam ser levados em consideração pois, um passo em falso, e […]
  • A decisão de se tornar globalA decisão de se tornar global Kotler e Keller (2006) afirmam que a maior parte das organizações prefere se manter domésticas (locais) se o seu mercado doméstico é grande o suficiente. Os administradores não precisam […]
  • Processo de Marketing InternacionalProcesso de Marketing Internacional Agora que discutimos o conceito de marketing internacional, e também as principais diferenças entre o marketing doméstico (local) e o marketing internacional, vamos identificar o processo […]