Tipos de Clima Organizacional

Categoria: Módulo I - Conceitos | 26.12.2009 | sem comentários



Neste tópico, serão apresentados ostipos de clima organizacional, e as diferenças conceituais de alguns autores, em relação à descrição dostipos de climas existentes na empresa.
Mello (2004), assim como Bispo (2006) propõe três tipos básicos de climas. Conforme o primeiro autor citado, os climas podem ser classificados em favoráveis,desfavoráveisneutros. Já Bispo (2006), descreve os climas como mais ou menos favorável, desfavorável e favorável.
Já Ricardo Luz (2003), descreve oclima organizacional como bom, razoável ou ruim; contudo, o autor reduz os tipos de clima em dois tipos, quando utiliza em sua tabulação apenas dois parâmetros de avaliação, sendo um satisfatório e o outro insatisfatório.
Aqui vamos nos basear nos tipos de climas organizacionais propostos por Bispo (2006). Observe no quadro abaixo à relação entre os tipos de climas (níveis) e suas caracterizações.

Tipos de Clima Organizacional

Figura – Tipos de climas organizacionais
Fonte: Bispo (2006)

Perceba que, quando uma empresa tem um clima insatisfatório, ela apresenta uma alta rotatividade de pessoas, baixo desempenho e comprometimento dos funcionários, fofocas, e ainda é considerado um lugar ruim para se trabalhar.
Já uma empresa que tem um clima bom, geralmente oferece ambiente de serviço adequado, possui bons valores, as pessoas se envolvem e dedicam- se nas suas tarefas, e também indicam a seus familiares e amigo.
Uma empresa que possui um clima mediano de satisfação também apresenta índices médios de faltas, rotatividade e dedicação.
É fundamental que as empresas mantenham um ambiente positivo e condições favoráveis para estimular o comprometimento de seus colaboradores, para isso ela tem que reconhecer as manifestações e os tipos de climas existentes.



Comente





Posts Relacionados

  • Áreas do Conhecimento em ProjetosÁreas do Conhecimento em Projetos O PMBOK® é subdividido em nove áreas de conhecimento (também chamadas de gerências), que serão apresentadas brevemente. Estas mesmas nove áreas serão discutidas detalhadamente no Módulo […]
  • Premissas para o Gerenciamento de ProjetosPremissas para o Gerenciamento de Projetos Além das restrições de um projeto, existem também as premissas, que são fatores que, para que o projeto seja executado, devem ser assumidos como reais. As premissas são eventos, […]
  • Restrições em Gestão de ProjetosRestrições em Gestão de Projetos O primeiro conceito são as restrições, que podem ser definidas como fatores que podem vir a impedir o andamento de um projeto. Normalmente, o gerente de projetos (que será melhor […]
  • Evolução, Histórico e Mudanças no Mundo do TrabalhoEvolução, Histórico e Mudanças no Mundo do Trabalho O desenvolvimento de uma equipe tem por objetivo aumentar a efetividade de um grupo que precisa trabalhar para o alcance de resultados. Quando as pessoas juntam esforços para resolver os […]
  • Os 10 processos de Recursos Humanos (RH)Os 10 processos de Recursos Humanos (RH) Não deixe de assistir ao vídeo explicando os 10 processos de RH: Recrutamento Conceito: É o processo de obter um grupo adequado de candidatos, proporcionando assim mais opções à área […]
  • Histórico da Gestão de ProjetosHistórico da Gestão de Projetos Vamos agora falar um pouco do histórico da gestão de projetos, que é uma área de conhecimento bastante recente. Durante a história, a civilização humana trabalha e desenvolve projetos já […]