Conceito de Organização

Categoria: Módulo I - Conceitos | 03.06.2008 | 6 comentários



Vídeo sobre Organização, Administração e o Administrador

O primeiro conceito a ser definido será o de organização. A importância de se definir este conceito inicialmente é devido ao fato de o planejamento estratégico sempre ser realizado no âmbito de uma organização.

O que é organização?

Maximiano (2006) enxerga uma organização como um conjunto de recursos (humanos, financeiros e materiais), que busca realizar um mesmo objetivo.
Assim, durante todo o curso, quando for utilizada a palavra organização, pode ser uma empresa privada com fins lucrativos, uma organização não-governamental, um órgão do governo, ou qualquer outro conjunto de recursos, desde que todos tenham um objetivo em comum.

Entendeu o que é organização? Deixe seu comentário e complementos abaixo.



Comentários

  1. conceito de organização disse:

    conceito organizacional

  2. JOSÉ YAPONAM disse:

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER OS CONCEITOS DE ORGANIZAÇÕES MISTA, ORGANIZAÇÕES PRIVADAS, ORGANIZAÇÕES COM FINS LUCRATIVOS, ORGANIZAÇÕES PERMANENTES E TEMPORÁRIAS. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

  3. Daniel disse:

    Não deu para ajudar… Valeu

  4. Dheyne disse:

    Uma empresa de matéria de construção é classificada como organização?

  5. Sampaio Joaquim António disse:

    quero que me ajudem atender o que é uma gestão?

Comente





Posts Relacionados

  • Como definir métricas em seu planejamento estratégicoComo definir métricas em seu planejamento estratégico Definir as métricas é essencial para avaliar o desempenho de um planejamento estratégico. Mas decidir quais usar pode não ser uma tarefa tão simple. Para saber como fazer isso, continue […]
  • Estrutura Organizacional para ProjetosEstrutura Organizacional para Projetos Agora, depois de discutirmos os tipos de departamentalização das organizações, vamos apresentar as diferentes maneiras de se estruturar os projetos. Projetos também são realizados por […]
  • Estruturas Organizacionais para Gerenciamento de ProjetosEstruturas Organizacionais para Gerenciamento de Projetos Uma última, porém não menos importante, discussão diz respeito à questão das diferentes estruturas organizacionais. Parte-se do princípio que cerca de 90% dos projetos são realizados […]
  • Gestão de Projetos x Gestão de Processos: entenda a diferençaGestão de Projetos x Gestão de Processos: entenda a diferença Uma maneira fácil de compreender o conceito de gestão de projetos é fazer a diferenciação entre a definição de projetos e a definição de processos. Os processos são seqüências de […]
  • A Gestão de ProjetosA Gestão de Projetos Simplificando a definição, a Gestão (ou Gerência, ou Gerenciamento) de Projetos é a disciplina de reduzir ao máximo os riscos de um projeto, durante todo o seu ciclo de vida. O risco de […]
  • Os Stakeholders (Partes Interessadas) e a Gestão de ProjetosOs Stakeholders (Partes Interessadas) e a Gestão de Projetos Está caracterizado que o objetivo principal do Gerenciamento de Projetos é a satisfação, a realização das necessidades dos stakeholders (interessados ou envolvidos), segundo Xavier (2005, […]