Entendendo de uma vez por todas o marketing de serviços



O marketing de serviços é uma área de pesquisa que está em expansão para auxiliar os profissionais da área, pois os serviços estão muito variados para atender as necessidades e desejos dos consumidores.

Para Churchill (2003) os serviços são diferentes de bens, compradores e vendedores de serviços têm um relacionamento com os clientes personalizado e contínuo.

Os serviços são intangíveis, perecíveis e raramente padronizados. A qualidade dos serviços tende a variar mais do que a qualidade de bens. Há quatro importantes características dos serviços, conforme afirma Kotler (1998), descritos no quadro a seguir:

lntangibilidade São intangíveis, não pode ser visto, tocado antes da compra.
lnseparabilidade Geralmente são produzidos e consumidos ao mesmo tempo.
Variabilidade São variáveis, por serem realizados por pessoas ou equipamentos resultando na difícil padronização e uniformização.
Perecibilidade Não podem ser estocados, devem ser consumidos imediatamente.

Tabela 1 – Características dos serviços

Fonte: Adaptado de Kotler (1998)

As empresas que prestam serviços, para manterem-se competindo no mercado, necessitam oferecer aos clientes serviços com alta qualidade, que excedam as expectativas. Eles confrontam os serviços recebidos com os serviços esperados e se for satisfatório voltam a comprar novamente, mas ao contrário, além de não comprarem mais, ainda saem falando mal. O quadro abaixo apresenta os cinco fatores de desempenho de um serviço.

Confiabilidade Capacidade de cumprir o prometido, com segurança e exatidão.
Segurança Conhecimento e cortesia dos empregados e capacidade de transmitir certeza e confiança.
Tangíveis Instalações, equipamentos e aparência do pessoal.
Empatia Grau de solicitude e atenção individual dispensada aos clientes.
Suscetibilidade Disposição para ajudar os clientes e para reagir imediatamente às necessidades dos clientes.

Tabela 2 – Fatores de desempenho de um serviço

Fonte: Adaptado de Albrecht e Zemke (2002, p.64)

Pelo fato dos serviços serem intangíveis é difícil à padronização e conseqüentemente avaliar a qualidade, no entanto, é indispensável oferecer produtos que além de suprir suas necessidades, satisfaçam e contentem os clientes de forma que gere vínculos duráveis.

Segundo Mirshawka (1993, p.21),

O mundo dos negócios está repleto de exemplos de sucesso de companhias dedicadas a serviços de alta qualidade. Não basta apenas ter um bom produto sem um bom serviço. Ele complementa o produto e atende a necessidades às quais este, sozinho, não consegue atender.

O serviço prestado é o principal responsável pela percepção do cliente em relação ao serviço. Segundo Normann (apud GISNESI; CORRÊA, 1996,p.87) afirma que criou a expressão momentos da verdade para simbolizar o contato entre o fornecedor do serviço e o cliente. A percepção do cliente a respeito do serviço é formada em cada momento em que o cliente entra em contato com qualquer aspecto da empresa fornecedora de serviços:

Em qualquer ciclo de serviço geralmente os momentos iniciais e finais, são os mais críticos. O cliente ao chegar na empresa tem a percepção do que poderá acontecer até sua saída. Os momentos finais é que permanecem mais forte na memória dos clientes tomando-se positivo ou negativo para a empresa. Para continuar atuando no mercado é importante saber o que o cliente quer, o que necessita, o que sente e pensa, se está satisfeito e se o cliente voltará a comprar na sua empresa. Por isso é fundamental conhecer seus clientes e oferecer serviços com qualidade, pois os serviços complementarem os produtos, o cliente percebe a diferença e prefere comprar na empresa que prestar melhores serviços.



Comente





Posts Relacionados

  • Características dos Serviços para o MarketingCaracterísticas dos Serviços para o Marketing Do ponto de vista de Dias (2004, p.4): “serviço é um bem intangível, uma ação ou um desempenho que cria valor por meio de uma mudança desejada no cliente ou em benefício dele”. Para […]
  • Resoluções de Reclamações em Empresas prestadoras de ServiçosResoluções de Reclamações em Empresas prestadoras de Serviços Dentre os aspectos de excelência em serviços, um dos citados foi o atendimento às reclamações dos clientes. Como fora falado anteriormente, da importância na qualidade do atendimento aos […]
  • Marketing de Serviços InternacionalMarketing de Serviços Internacional Kotler (1998) afirma que "até recentemente, as empresas de serviços suiam as empresas industriais em termos do uso de marketing", mas que hoje em dia as empresas de serviços ultrapassaram […]
  • A excelência no Marketing de ServiçosA excelência no Marketing de Serviços Após a apresentação e discussão dos fatores determinantes para a qualidade em serviços, serão discutidos agora aspectos que contribuam para a excelência em serviços. Num mercado […]
  • Fatores determinantes da qualidade em serviçosFatores determinantes da qualidade em serviços Em uma pesquisa sobre os fatores que determinam a qualidade dos serviços, Kotler (1998) demonstrou cinco itens importantes para a realização desta avaliação. A tabela abaixo mostra o […]
  • O desafio de se vender serviçosO desafio de se vender serviços Para algumas das características dos serviços existe um desafio associado, e por conseqüência uma proposta de solução para este desafio. Discutiremos agora cada uma destas soluções, […]