Saiba a importância de um bom planejamento de marketing

Categoria: Dicas | 25.02.2021 | sem comentários



Vender exige um bom planejamento de marketing. Seja produtos ou serviços, para atrair as pessoas é necessário pensar em estratégias feitas sob medida para convencê-las de que o que você está oferecendo vale o investimento.

O marketing é essa estratégia. A partir dele, você decide onde, como e para quem vender.

Sendo assim, ele é um aspecto crucial do processo de compra e venda, portanto saiba mais sobre ele no texto a seguir.

O que é marketing?

Marketing é o conjunto de ações realizadas com o objetivo de entender e atender às necessidades do cliente.

Kenneth Corrêa fala sobre a definição de Marketing

Todo cliente tem problemas para resolver. O consumo dele é guiado por esses problemas. Logo, os produtos precisam atender a essas necessidades.

Para ter uma noção profunda dessas características, a empresa deve buscar maneiras de conhecer seu público-alvo e sua persona.

Assim, é possível oferecer produtos adequados às necessidades de cada pessoa.

O profissional de marketing pode atuar em várias áreas do negócio, desde o planejamento até o relacionamento com o cliente.

Vamos falar mais sobre a importância do planejamento de marketing a seguir, confira.

Os benefícios do planejamento de marketing

Planejar as estratégias de marketing de uma empresa é fundamental. Para isso, é preciso captar e analisar informações e dados importantes e registrá-los em um documento escrito.

Um bom planejamento de marketing deve conter os seguintes fatores:

  • Análise de mercado;
  • Definição de metas e objetivos;
  • Identificação do público-alvo;
  • Orçamento;
  • Monitoramento dos resultados.

Ao definir cada um desses itens, o gestor ou gestora direciona todos os esforços da equipe, o que aumenta a produtividade da empresa e a efetividade do plano.

A partir de uma análise de mercado bem direcionada, a equipe fica ciente das estratégias usadas pelos concorrentes e pode identificar o que dá certo e o que dá errado.

Definir metas e objetivos é essencial para direcionar e motivar os colaboradores. Quando o destino de todo o trabalho é concreto, o processo para chegar a ele é mais prazeroso.

Todo planejamento de marketing deve vir acompanhado de um orçamento. Afinal, se cada ação é planejada, os custos delas também têm que ser previstos. Isso evita dificuldades a longo prazo.

Para não correr o risco de gastar recursos em vão, identifique o seu público-alvo. Saiba quem é ele, onde ele vive e quais são seus interesses e necessidades. Assim, as chances de construir uma clientela fiel crescem.

A partir do planejamento prévio, a equipe de marketing tem uma noção melhor das tarefas de cada funcionário dentro do fluxo de produção do empreendimento, o que torna os objetivos mais concretos.

Com um planejamento bem desenhado também é possível analisar as oportunidades em relação à concorrência e identificar os problemas e as qualidades internas.

Assim, a empresa se prepara melhor para a competição do mercado.

Os resultados de cada estratégia devem ser monitorados continuamente. Seja na forma de faturamento mensal ou de curtidas em redes sociais, é preciso acompanhar a recepção do público para saber quais serão os próximos passos.

Como aplicar o marketing ao seu negócio

É possível empregar estratégias de marketing em todos os tipos de negócios.

Nesse texto, focaremos em ações de marketing convencional e digital que são adequadas para lojas físicas.

Ser visto na internet

Se uma empresa de dedetização escorpião está buscando ampliar a clientela por meio da internet, por exemplo. O primeiro passo para fazer isso é divulgar o serviço lá.

Existem ferramentas, como o Google Meu Negócio, que ajudam nisso, por meio dela, empresas de pequeno e médio porte podem fazer descrições do seu negócio e conseguir um bom posicionamento no buscador.

Invista em marketing de conteúdo

No marketing de conteúdo o cliente chega até seu produto ou serviço por meio do conteúdo que você produz.

Esse conteúdo pode vir na forma de posts em redes sociais ou em blogs vinculados ao seu site.

Por exemplo, um escritório despachante PCD, percebendo que as pessoas têm muitas dúvidas sobre os direitos dos motoristas portadores de deficiência, pode divulgar posts em que detalha esses direitos e explica os processos relacionados a eles.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são outro aspecto fundamental de um marketing voltado para a internet.

Investir nelas é garantia de construir relacionamentos mais próximos com clientes e chamar a atenção de clientes em potencial.

Para que isso seja feito de forma adequada é primordial que a empresa conheça bem seu público-alvo, seus desejos, anseios e linguagens. Assim, a comunicação será mais direta e efetiva.

Clientes usam as redes para tirar dúvidas sobre o que estão consumindo. Passar uma imagem confiante é imprescindível.

Marketing direto

No marketing tradicional é muito comum investir em estratégias de marketing direto para divulgar marcas.

Por exemplo, uma empresa de coleta de lixo eletrônico compra anúncios no jornal da cidade para informar a população sobre seu serviço.

Nesses materiais as empresas colocam informações e valores importantes para a instituição.

A probabilidade de os leitores do jornal procurarem pelo serviço aumenta e a empresa cresce pelo boca a boca.

Marketing impresso

Vamos supor que uma empresa de limpeza identificou no seu público-alvo a predominância de pessoas acima de 60 anos.

Buscando conhecer melhor os clientes, a empresa mapeou suas curtidas nas redes sociais e descobriu que nesses ambientes a maioria das curtidas veio de pessoas entre 30 e 40 anos.

Assim, para otimizar o atendimento ao público mais velho, ela passou a investir em panfletos e carros de som.

Dessa forma, os dois grupos principais são contemplados de acordo com suas características.

O público-alvo da empresa nem sempre vai ser uniforme. Existem peculiaridades que precisam ser identificadas para que todos os clientes se sintam atendidos da mesma forma.

Esse é um segredo para a longevidade do empreendimento.

Sistemas de gestão

O marketing é condicionado à organização interna da empresa. Pensar a melhor maneira de integrar os setores do empreendimento significa maximizar a produtividade, e consequentemente, ter mais recursos para o marketing.

Existem ferramentas que auxiliam na gestão de empresas, como o sistema ERP Protheus. Esse sistema de gestão reúne informações de todos os setores em um lugar só, como:

  • Vendas;
  • Faturamento;
  • Gestão de pessoas;
  • Estoque;
  • Financeiro;
  • Fiscal.

Esses módulos podem ser personalizados pelo usuário. Por isso, esse software é indicado para qualquer tipo de segmento.

Ter o controle do fluxo de produção da sua empresa permite que falhas sejam diagnosticadas e corrigidas rapidamente.

Promoção de eventos

No marketing offline, eventos são uma forma eficiente de humanizar a marca e atrair novos clientes ao mesmo tempo em que fideliza clientes antigos.

Palestras e workshops são ideais para trazer conteúdos pertinentes para o seu público-alvo.

É uma oportunidade que a empresa cria para fazer contatos, mostrar como trabalha e valorizar quem acompanha sua trajetória.

Cross-selling e up-selling

São estratégias de crescimento de vendas. Cross-selling é a venda cruzada, ou seja, vender produtos complementares à oferta principal.

Um exemplo de cross-selling é vender um celular junto de uma capa para ele.

Para uma estratégia de cross-selling bem sucedida é preciso analisar com cuidado quais produtos são adequados para a prática, definir a quais clientes oferecê-los e saber em qual estágio da jornada do cliente eles estão.

O up-selling consiste em incentivar os clientes a comprar uma versão mais avançada do produto anunciado.

Por exemplo, permitir que o consumidor compare duas versões do mesmo celular e decidir qual vai comprar. Certamente, ele vai preferir a versão mais nova.

O up-selling precisa de um relacionamento de confiança com o cliente, identificação das necessidades dele e o produto ou serviço certos para ser efetivo.

Ofereça vantagens para os clientes

Clientes gostam de se sentir especiais. Oferecer promoções e vantagens é garantia de fidelizar o público e promover sua marca para além dos ambientes de costume. “Leve 2, pague 1” e sorteios são bons exemplos.

Um supermercado pode oferecer participação em consórcio de carros usados para os clientes mais frequentes do mês, por exemplo.

O importante é proporcionar uma experiência diferenciada para o público. Eles precisam se sentir bem no seu estabelecimento, seja por conta das promoções, seja pelo ambiente agradável.

Marketing evolui o seu negócio

O marketing vai muito além de propagandas e promoções. A partir dele é possível vender um estilo de vida proporcionado pela marca.

Investir em um setor destinado a isso na sua empresa é investir na imagem da empresa diante do consumidor.

Fazer um planejamento de marketing exige profissionais qualificados e ouvidos abertos para ouvir ideias.

Consulte seus sócios e colaboradores para construir uma estratégia eficaz de acordo com as necessidades da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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