Planilha de Controle Financeiro Pessoal



Ministrarei um evento neste sábado (18/12/2010) falando sobre Planejamento e Orçamento Familiar para uma imobiliária de Campo Grande-MS.

UPDATE (15/05/2011): Segue vídeo explicando como usar as planilhas:

UPDATE (01/01/2011): Segue a apresentação utilizada:

Relembrando do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki, acessei o site dele: Rich Dad.

Lá vi que ele havia atualizado a planilha de controle financeiro (em inglês), e resolvi fazer a planilha de Controle Financeiro Pessoal (português).

Esta planilha é bacana, pois não há um foco nos detalhes e centavos de receitas e despesas, mas sim uma visão geral das despesas e receitas mensais, e sobre os ativos e passivos, permitindo um planejamento de longo prazo.

Planilha financeira pessoal - clique na imagem para baixar

Planilha financeira pessoal - clique na imagem para baixar

A planilha contém também um bloco de análise, onde são dadas várias dicas em relação aos seus resultados.

Uma observação importante é em relação aos ACESSÓRIOS (tradução de “Doodads”), dentro dos ATIVOS, o que é fruto de uma eterna luta de Kiyosaki, que defende que Ativos são aqueles com potencial de retorno, fazendo de um carro, por exemplo, um gerador de despesas. Para a contabilidade, seriam todos ativos.

Abra a planilha, faça uma estimativa breve de seus gastos, seu patrimônio, suas dívidas, e simule algumas situações. Experimente inserir uma dívida de compra de uma casa, ou da abertura de uma empresa, ou mesmo tirar o seu salário (se você for mandado embora), e poderá exercitar sua mente, analisando diferentes cenários financeiros.




Comentários

  1. David disse:

    Tenho 02 dúvidas em relação a planilha:

    1 – Em ACESSÓRIOS no item CASA. Se ela estiver financiada também terei de colocar apenas o valor da subtração entre Valor de Mercado menos a Hipoteca, ou seja, igual do item ativos – Imóveis?

    2- Se esta casa estiver me dando um retorno(Aluguel) líquido de R$ 500,00, ela se transforma num ativo(Pai rico) correto? a minha pergunta é então o valor da hipoteca que esta no passivo deve ser retirado? pois agora ele se transformou num ativo?

    • David,

      Obrigado pelas excelentes perguntas! Vamos às respostas:

      1 – Se for a casa em que você mora, entra como ACESSÓRIOS -> CASA. Se for imóvel para investimentos em ATIVOS -> IMÓVEIS. Em ambos você coloca o valor líquido (mercado – hipoteca)

      2 – Creio que minha resposta acima já tenha esclarecido esta dúvida. Mas é isso mesmo, se for um imóvel utilizado para você receber aluguel, ele é um ATIVO e não um ACESSÓRIO (Doodad, do inglês).

  2. LUCIANO COELHO disse:

    gostei muito,

  3. Guilherme Henrique disse:

    Olá.
    Muito bom mesmo esse vídeo, também já li o livro “Pai Rico Pai Pobre” unindo essas duas fontes, sabendo interpretá-las aumenta muito mais a educação de cada pessoa.
    Gostaria de saber se você pode disponibilizar a planinha de simulação utilizada no fim do vídeo.
    Muito Obrigado.

  4. ALEXANDRO disse:

    Kenneth Corrêa

    Assisti sua palestra na 21ª Cia E Cnst, em São Gabriel da Cachoeira. Quero agradecer a vc pela excelente palestra. Você é uma pessoa simples, carismática e certo de seus objetivos.
    Já havia lido o livro “pai rico pai pobre” um bom tempo passado. No entanto é engraçado como esquecemos facilmente os objetivos ou os sonhos que nos propomos sonhar.
    A minha questão é a seguinte: hoje em dia a poupança em comparação com outros investimentos conservadores é muito atrativa. Gostaria de saber se no momento atual ainda uma aplicação em DI acima de dois anos é mais lucrativa que a poupança?

    • Olá Alexandro,

      Tudo bem? Que bacana que gostou! Obrigado pelas palavras!!

      Sobre a poupança, até cerca de R$10.000 sugiro ela como investimento. Se tiver mais que isso, e for deixar o dinheiro por mais de 2 anos, sugiro os fundos DI.

      Abraços!

  5. Francisco disse:

    Kenneth, parabéns pelo material.

    Estou implementando esta ferramenta na gestão do meu caixa e surgiram algumas dúvidas:
    1) Salário de aposentado que se desligou definitivamente do mercado de trabalho se enquadra como RENDA PASSIVA ?
    2) No caso de resgate parcial de investimentos para cobertura de conta corrente seria considerado como valor negativo no grupamento de RENDA DE ATIVOS DE INVESTIMENTOS ou se considera que o valor constante nos ATIVOS já é o valor atualizado, portanto já deduzido o montante sacado ?
    3) Se o valor da casa própria já é registrada pelo valor líquido no ATIVO, por que tem que que constar também como FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS e aparecer no PASSIVO ?

    Grato

  6. Rodrigo disse:

    Boa tarde poderia me enviar a planilha

Comente