Planilha de Controle Financeiro Pessoal



Ministrarei um evento neste sábado (18/12/2010) falando sobre Planejamento e Orçamento Familiar para uma imobiliária de Campo Grande-MS.

UPDATE (15/05/2011): Segue vídeo explicando como usar as planilhas:

UPDATE (01/01/2011): Segue a apresentação utilizada:

Relembrando do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki, acessei o site dele: Rich Dad.

Lá vi que ele havia atualizado a planilha de controle financeiro (em inglês), e resolvi fazer a planilha de Controle Financeiro Pessoal (português).

Esta planilha é bacana, pois não há um foco nos detalhes e centavos de receitas e despesas, mas sim uma visão geral das despesas e receitas mensais, e sobre os ativos e passivos, permitindo um planejamento de longo prazo.

Planilha financeira pessoal - clique na imagem para baixar

Planilha financeira pessoal - clique na imagem para baixar

A planilha contém também um bloco de análise, onde são dadas várias dicas em relação aos seus resultados.

Uma observação importante é em relação aos ACESSÓRIOS (tradução de “Doodads”), dentro dos ATIVOS, o que é fruto de uma eterna luta de Kiyosaki, que defende que Ativos são aqueles com potencial de retorno, fazendo de um carro, por exemplo, um gerador de despesas. Para a contabilidade, seriam todos ativos.

Abra a planilha, faça uma estimativa breve de seus gastos, seu patrimônio, suas dívidas, e simule algumas situações. Experimente inserir uma dívida de compra de uma casa, ou da abertura de uma empresa, ou mesmo tirar o seu salário (se você for mandado embora), e poderá exercitar sua mente, analisando diferentes cenários financeiros.




Comentários

  1. David disse:

    Tenho 02 dúvidas em relação a planilha:

    1 – Em ACESSÓRIOS no item CASA. Se ela estiver financiada também terei de colocar apenas o valor da subtração entre Valor de Mercado menos a Hipoteca, ou seja, igual do item ativos – Imóveis?

    2- Se esta casa estiver me dando um retorno(Aluguel) líquido de R$ 500,00, ela se transforma num ativo(Pai rico) correto? a minha pergunta é então o valor da hipoteca que esta no passivo deve ser retirado? pois agora ele se transformou num ativo?

    • David,

      Obrigado pelas excelentes perguntas! Vamos às respostas:

      1 – Se for a casa em que você mora, entra como ACESSÓRIOS -> CASA. Se for imóvel para investimentos em ATIVOS -> IMÓVEIS. Em ambos você coloca o valor líquido (mercado – hipoteca)

      2 – Creio que minha resposta acima já tenha esclarecido esta dúvida. Mas é isso mesmo, se for um imóvel utilizado para você receber aluguel, ele é um ATIVO e não um ACESSÓRIO (Doodad, do inglês).

  2. LUCIANO COELHO disse:

    gostei muito,

  3. Guilherme Henrique disse:

    Olá.
    Muito bom mesmo esse vídeo, também já li o livro “Pai Rico Pai Pobre” unindo essas duas fontes, sabendo interpretá-las aumenta muito mais a educação de cada pessoa.
    Gostaria de saber se você pode disponibilizar a planinha de simulação utilizada no fim do vídeo.
    Muito Obrigado.

  4. ALEXANDRO disse:

    Kenneth Corrêa

    Assisti sua palestra na 21ª Cia E Cnst, em São Gabriel da Cachoeira. Quero agradecer a vc pela excelente palestra. Você é uma pessoa simples, carismática e certo de seus objetivos.
    Já havia lido o livro “pai rico pai pobre” um bom tempo passado. No entanto é engraçado como esquecemos facilmente os objetivos ou os sonhos que nos propomos sonhar.
    A minha questão é a seguinte: hoje em dia a poupança em comparação com outros investimentos conservadores é muito atrativa. Gostaria de saber se no momento atual ainda uma aplicação em DI acima de dois anos é mais lucrativa que a poupança?

    • Olá Alexandro,

      Tudo bem? Que bacana que gostou! Obrigado pelas palavras!!

      Sobre a poupança, até cerca de R$10.000 sugiro ela como investimento. Se tiver mais que isso, e for deixar o dinheiro por mais de 2 anos, sugiro os fundos DI.

      Abraços!

  5. Francisco disse:

    Kenneth, parabéns pelo material.

    Estou implementando esta ferramenta na gestão do meu caixa e surgiram algumas dúvidas:
    1) Salário de aposentado que se desligou definitivamente do mercado de trabalho se enquadra como RENDA PASSIVA ?
    2) No caso de resgate parcial de investimentos para cobertura de conta corrente seria considerado como valor negativo no grupamento de RENDA DE ATIVOS DE INVESTIMENTOS ou se considera que o valor constante nos ATIVOS já é o valor atualizado, portanto já deduzido o montante sacado ?
    3) Se o valor da casa própria já é registrada pelo valor líquido no ATIVO, por que tem que que constar também como FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS e aparecer no PASSIVO ?

    Grato

Comente





Posts Relacionados

  • Modelo de Fluxo de Caixa PessoalModelo de Fluxo de Caixa Pessoal Como exemplo relacionamos logo abaixo os itens que compõe o fluxo de caixa do proprietário ou pessoa física, classificando a receita ou renda pessoal e suas respectivas despesas pessoais. […]
  • Controle das OperaçõesControle das Operações Toda a informação gerada no dia-dia do mercado deve ser armazenada, pois somente assim o investidor pode avaliar o seu comportamento no mercado e a sua rentabilidade. Informações […]
  • Mais de 1.000 Planilhas de Excel EditáveisMais de 1.000 Planilhas de Excel Editáveis Achei um pacote muito fera de  planilhas editáveis de Excel! Eu estava precisando resolver uma planilha complicada de relatório comercial da WTW, e achei um modelo prontinho! Foi só […]
  • Modelo de Balanço para Controle Financeiro PessoalModelo de Balanço para Controle Financeiro Pessoal Podemos elaborar também um balanço pessoal dos bens e direitos e das obrigações circulantes no período de um ano.   1.1. Demonstração Financeira […]
  • Modelo de Fluxo de Caixa DiárioModelo de Fluxo de Caixa Diário Segue modelo de fluxo de caixa diário:     FLUXO DE CAIXA SEGUNDA TERÇA QUARTA PREVISÕES PREVISTO REALIZADO PREVISTO REALIZADO PREVISTO REALIZADO SALDO […]
  • Tabelas para controlar Fluxo de CaixaTabelas para controlar Fluxo de Caixa Nas tabelas que se seguem foram adotados o período diário como exemplo principal, podendo também como exemplo mais apurado realizar o controle semanal.   Para entendermos melhor sua […]