Introdução

Este material irá apresentar conceitos básicos relacionados à administração rural. Os textos serão trabalhados utilizando uma estória, para facilitar a compreensão dos conceitos. Joãozinho durante suas férias, trabalhava sempre com seu avô na fazenda do Pantanal. Ele demonstrava muita curiosidade em tudo que fazia; quando seu avô o chamava para o trabalho, apresentava sempre muita […]


Continue Lendo




Introdução à Análise Técnica

Categoria: Análise Técnica, Investimentos | 11.08.2008 | sem comentários

Que horas comprar? Que horas vender? Quanto investir em cada operação? Quanto arriscar em cada operação? Em qual papel eu devo investir? Todas essas questões são perguntas freqüentes para quem atua ou investe no mercado financeiro, e todos os investidores possuem critérios (que podem ser bem simples ou extremamente complicados) para essas tomadas de decisões. […]


Continue Lendo




Planejamento de Tecnologia

Maximiano (2006) define tecnologia, de maneira geral, como a aplicação de conhecimentos para resolver problemas. Isto inclui desde atividades básicas, como o processo de transformação do aço até o desenvolvimento de microchips nas indústrias conhecidas como de alta tecnologia. Como área funcional, a escolha da tecnologia é fator determinante do desempenho da empresa, deve-se considerar […]


Continue Lendo




Investimento em Opções no Brasil

Categoria: Opções | 09.08.2008 | sem comentários

No Brasil temos duas questões importantes a serem abordadas, quanto ao investimento em opções: 1 – Liquidez: não existe ainda liquidez em muitas opções no país. Você pode com facilidade comprar e vender opções de compra da Telemar (TNLPL42, por exemplo), e também da Petrobrás. Embora existam várias outras opções de outras empresas, existe pouca […]


Continue Lendo




Os 4 P’s de Marketing – Promoção

Normalmente a promoção é confundida com o próprio conceito de marketing, mas na verdade é apenas um dos componentes que formam o composto de marketing de uma organização. A promoção compreende as atividades que envolvem a divulgação da marca, da empresa ou dos produtos e serviços. Existem vários tipos de promoção, entre eles: propaganda (divulgação […]


Continue Lendo




Quais são os riscos de se investir em opções?

Categoria: Opções | 07.08.2008 | sem comentários

Como foi comentado no tópico “Introdução” das Opções, mais retorno implica em mais risco, e embora as opções tenham sido criadas como uma ferramenta de proteção (hedge), pode ser usada para fins especulativos, e neste caso o risco é altíssimo. Isto não deve ser considerado um aspecto negativo das opções, mas deve ser compreendido pelos […]


Continue Lendo




Os 4 P’s de Marketing – Preço

O terceiro componente do marketing mix é o preço, que é uma das mais complexas decisões no momento de implementação da estratégia. O marketing, quando aborda o conceito de preço utiliza-se de um conceito diferente do que normalmente é abordado nas empresas. Esta mudança de paradigma é derivada do conceito básico de marketing, de definir […]


Continue Lendo




Quais são os custos para se investir em opções?

Categoria: Opções | 05.08.2008 | sem comentários

Os custos operacionais envolvidos na negociação de opções são dividos em 3: 1º – Corretagem     A corretagem é a cobrança feita para cada negociação realizada no mercado financeiro. Isto vale para os Futuros, Opções e o Mercado à Vista. Esta cobrança varia de acordo com cada corretora. São dois principais tipos de cobrança de […]


Continue Lendo




Os 4 P’s de Marketing – Praça

De acordo com Maximiano (2006), na implementação da estratégia de marketing, como parte da estratégia global, deve- se diferenciar duas classes de clientes, os que pertencem ao mercado industrial (clientes corporativos), e o mercado consumidor (ou consumidores finais). Os primeiros compram produtos e serviços que são utilizados na produção de outros produtos e serviços que […]


Continue Lendo




Qual o capital necessário para se investir em opções?

Categoria: Opções | 03.08.2008 | sem comentários

Para começar a operar no mercado de opções, você pode ter cerca de R$ 100,00, já que algumas opções podem custar até R$0,01 centavo (lembrando que você tem que comprar um lote). Claro que o recomendado é mais, pois se você comprar o mínimo possível, além da corretagem (explicada melhor no tópico de “Custos Operacionais”), […]


Continue Lendo