Análise Interna



Maximiano (2006) define a análise interna como “a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização anda em paralelo com a análise do ambiente”. O estudo dos pontos fortes e fracos da organização é realizado através da análise das áreas funcionais de uma organização (produção, marketing, recursos humanos e finanças), e a comparação do desempenho destas áreas com empresas de destaque (prática conhecida como benchmarking).
O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).
Através do benchmarking, a organização pode observar em outras organizações as melhores práticas para cada uma das áreas funcionais, adaptando suas tarefas e procedimentos de acordo com a conduta destas organizações.
Agora abordaremos três ferramentas utilizadas na análise interna de uma organização, buscando embasar as estratégias de uma organização.



Comentários

  1. Rimela poliana disse:

    oi! gostaria de saber como posso melhorar mais meus negócios
    tenho uma equipe de animadores, é trabalho com eventos,
    queria te uma ideia de como posso fazer minha minha estrategias
    com es equipe, como posso estabelecer um objetivo…

    obrigada….
    agardo sua respotar!!!

    • Olá Rimela,

      Antes das dicas rápidas, é importante que você defina bem quais são seus objetivos no negócio. Se seguir a leitura seqüencial do material, poderá ver o passo-a-passo (as 4 etapas) para se desenvolver um planejamento estratégico adequado.

      Uma das coisas que se percebe APÓS a realização do planejamento estratégico, é que fica muito mais fácil de responder essas perguntas.

  2. Rafaela disse:

    Oi,teria como vc me informar o ano de publicação dessa matéria para q eu possa cita-lá em um trabalho?
    Obrigada.

  3. carlos disse:

    Gostaria que me ajudasse com uma explicação clara e prática,

    … ao fazer uma análise dos factores ambientais externos de uma ONG, quais são os pontos que deverioa levar em conta nos seus diferentes factores (económico, social, politico, tecnológico, etc) ?

  4. ana disse:

    Oi, pretendo fazer minha monografia sobre planejamento estratégico, mais especificamente em analise interna, gostaria de alguma dica de tema, vou me formar em contábeis e gostaria de algo relacionando ao meu curso. Obrigada!

  5. leontina disse:

    como tornar realidade uma analise organizacional interna

  6. Alessandra disse:

    olá gostaria de saber em que ponto eu coloco em microambiente e macroambiente ou seja a FOFA.

  7. bianca disse:

    gostaria de saber como fazer uma explicação sobre análise externa e interna…

Comente





Posts Relacionados

  • Análise S.W.O.T.Análise S.W.O.T. A Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as […]
  • Ciclo de Vida do ProdutoCiclo de Vida do Produto De acordo com Oliveira (2001), no início da formação das empresas, o crescimento da atividade era a lei. No entanto, com o passar dos anos, algumas empresas foram se extinguindo, outras […]
  • Matriz BCGMatriz BCG Segundo Daft (2005), para se começar um negócio deve-se analisar uma estratégia que envolva toda a organização, chamada de estratégia de portfólio, que visa criar sinergia (uma área de […]
  • Análise da situação atualAnálise da situação atual A primeira etapa do planejamento estratégico é identificar as condições atuais, externas e internas da organização. A análise da situação atual tem como objetivo avaliar os recursos […]
  • Análise do ambiente externoAnálise do ambiente externo Maximiano (2006) diz que "a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de […]
  • Análise Social do Ambiente ExternoAnálise Social do Ambiente Externo Além dos aspectos econômicos e político-legais a empresa deve também estar atenta aos processos e mudanças sociais, analisando os valores, crenças e comportamentos de uma sociedade. […]