Investimentos

Blog sobre Investimentos e Mercado Financeiro

Introdução à Análise Técnica

Que horas comprar? Que horas vender? Quanto investir em cada operação? Quanto arriscar em cada operação? Em qual papel eu devo investir?

Todas essas questões são perguntas freqüentes para quem atua ou investe no mercado financeiro, e todos os investidores possuem critérios (que podem ser bem simples ou extremamente complicados) para essas tomadas de decisões. Alguns compram por que acreditam que o papel está muito barato, outros porque viram no site da corretora que era uma boa oportunidade, e por ai vai, existem vária técnicas para responderem essas questões, e a Análise Gráfica é umas dessas técnicas, que vem sendo utilizadas pelos investidores há mais de 200 anos.

A análise técnica tem como base modelos estatísticos e padrões psicológicos de massa. Analisando o passado os grafistas crêem compreender o futuro, assim os analistas técnicos estudam o comportamento passado dos preços, para poderem projetar o possível acontecimento futuro. Usando como pressupostos a condição do preço da ação refletir o comportamento de todos os agentes do mercado, (fundamentalistas, insiders, loucos, etc…), e onde as pessoas reagem de maneira similar a circunstâncias similares.

No “mundo” dos grafistas, existem inúmeras correntes, e dentro de cada corrente, inúmeras maneiras de operar, no entanto, o método é uma coisa pessoal, cabe ao interessado desenvolver seu, ou até mesmo seguir um que se identifique com seu perfil. No entanto, basicamente, os grafistas tentam encontrar tendência nos preços das ações para poderem se posicionar no mercado.


Categoria: Análise Técnica | 11.agosto.2008 | sem comentários | Comentar


Kenneth Corrêa possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS - 2004) e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2006). É Diretor Comercial e de Tecnologia do Grupo WTW, à frente das empresas Gestão Ativa - Soluções Web, 80 20 Marketeria Digital, e Mais Empresas que atuam nas áreas de Desenvolvimento de Sites, SEO (Otimização para buscadores), Marketing Digital e eCommerce. Foi professor do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC (IESF) e da Universidade Anhanguera-Uniderp, ambas em Campo Grande - MS. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e recursos humanos.



Deixe um comentário