Conheça os erros comuns de implementação de ERP e veja como evita-los

Categoria: Artigos | 06.10.2014 | sem comentários



Implementar um sistema de ERP não é uma tarefa fácil e exige planejamento, disciplina e envolvimento de toda a equipe. Selecionamos neste artigo alguns dos erros mais comuns na implementação de ERP nas grandes empresas e dicas práticas para solucionar estes problemas. Confira:

Falta de planejamento

Planejamento é absurdamente necessário para que um projeto de implementação de ERP tenha sucesso. Eventualmente a equipe de TI e os gestores da empresa vão ficar confusos sobre quais bancos de dado vão integrar e quais tipos de informação serão medidas ou cortadas fora.

Solução: montar uma equipe de auditoria interna antes da escolha do sistema ERP. Esta equipe deve ser composta pelos gerentes mais experientes da equipe ou também pode ser terceirizada para a equipe de suporte do sistema de ERP, que você busca instalar.

Não entender as principais features do sistema

Milhares de empresas investem ano após ano em sistemas erp sem saber ao certo quais ferramentas podem utilizar para otimizar a gestão de suas empresas. Neste cenários se perdem dezenas de processos de negócio que poderiam ser automatizadas.

Solução: criar duas listas, uma com as principais demandas da empresa e outra com as principais ferramentas do sistema ERP. Desta maneira você organiza por prioridade quais deve implementar primeiro, e pode analisar posteriormente a quantidade de uso de cada ferramenta e seus respectivos indicadores de desempenho em relação a demanda da empresa.

Não investir em treinamento e gestão

Deixar de capacitar sua equipe para avanços e inovações nos setores de tecnologia, produtividade e gestão. Esta falta de treinamento deixa seus colaboradores ainda mais distantes dos processos que envolvem o sistema de ERP, ou em outras palavras, diminui drasticamente as chances de que o sistema seja utilizado da maneira correta.

Solução: busque maneiras de deixar os seus colaboradores mais à vontade com a implementação e adoção de novas ferramentas antes da implementação do sistema ERP.

Não buscar suporte de terceiros

Suporte de clientes deveria ser uma ciência exata, mas infelizmente não é. Pode acontecer da equipe suporte de um sistema erp não dar conta de um serviço e você pagar muito dinheiro por uma solução que é apenas aparentemente eficaz.

Solução: Esteja aberto para contratar uma solução de terceiros. Consultores experientes e que já trabalharam com dezenas de sistemas ERP podem trazer uma visão mais eficaz para o seu negócio.

Para mais dicas de informações sobre sistemas erp acesse: http://sistemaserp.org



Comente





Posts Relacionados

  • O desafio de se vender serviçosO desafio de se vender serviços Para algumas das características dos serviços existe um desafio associado, e por conseqüência uma proposta de solução para este desafio. Discutiremos agora cada uma destas soluções, […]
  • A pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos (P&D)A pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos (P&D) Na área do composto de marketing de produto, temos uma necessidade que hoje tem se tornado também muito importante para a evolução das empresas em novos mercados, que é a pesquisa e […]
  • Análise S.W.O.T.Análise S.W.O.T. A Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as […]
  • Definição de Clima OrganizacionalDefinição de Clima Organizacional Assim como o clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da terra (Wikipédia, 2007), o clima organizacional compreende os fenômenos subjetivos e objetivos […]
  • Elaborando Indicadores – MacroprocessosElaborando Indicadores – Macroprocessos O que são Conjunto de processos que se interrelacionam diretamente com clientes e fornecedores, fundamentais no desempenho da missão da organização e no atendimento às expectativas dos […]
  • Revolução tecnológica: transformação das cidades e o impactos na gestão públicaRevolução tecnológica: transformação das cidades e o impactos na gestão pública O poder público tem papel fundamental no desenvolvimento das smart cities O smart, inteligente em inglês, tomou conta de toda nossa sociedade, vieram os smartphones, softwares […]